Cotidiano

Roraima irá enviar pacientes para UTI no Amazonas

Excedente de leitos de UTI disponíveis no Amazonas será destinado à pacientes de Roraima

Vinte e sete leitos de UTIs do estado de Amazonas foram disponibilizados para pacientes com coronavírus em Roraima, que estejam em estado grave. Essa iniciativa é justificada pelo agravamento da Covid-19 em Roraima e, segundo o governador de Roraima, Antonio Denarium, começa hoje essa transferência. Ele disse que no Hospital Geral de Roraima (HGR) existem mais de 250 pessoas internadas. 

A ação é uma parceria com o secretário de Saúde do Amazonas, Thales Stein Schincariol; Operação Acolhida em Roraima, por meio do general Antonio Manoel de Barros; com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e com o secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Lopes.

Transporte aéreo

Quanto ao transporte desses pacientes em UTI aérea, entre Boa Vista até Manaus, e o respectivo regresso, será feito mediante convenio entre o Ministério da Saúde e o próprio Comando Militar da Amazônia (CMA).

“Só serão transferidos aqueles que não irão correr risco de morrer durante o translado. Muito preocupados com a vida das pessoas, temos que fazer essa ação, enquanto os médicos estão sendo capacitados para o Hospital da Campanha. Nós entramos com ação na justiça para ter direito de médicos estrangeiros trabalharem durante o período de pandemia”, explicou o governador Antonio Denarium, durante entrevista ao Agenda da Semana, na Rádio Folha FM, neste domingo (14).