Cotidiano

Roraima irá representar Norte em fórum nacional de entidades de turismo

Dois pontos foram destacados nesta reunião, primeiramente a troca da coordenação geral das rotas, que passou para o Amazonas

Através do destaque que Roraima tem tomado na Região Norte com iniciativas de incentivo ao turismo regional, a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) junto ao Governo, realizou nesta terça-feira, 14, uma reunião com sete Estados amazônicos por meio de videoconferência.
 
Dois pontos foram destacados nesta reunião, primeiramente a troca da coordenação geral das rotas, que passou para o Amazonas. A política de integração foi criada em 2021 por Roraima e comandada pelo Estado até agora. 

O Detur (Departamento de Turismo), da Secult e membros das RAIs (Rotas Amazônicas Integradas) ressaltaram um segundo tópico, que está relacionado à escolha de Roraima como representante da Região Norte no Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo).


 A reunião teve como segundo ponto a escolha de Roraima como representante da região na vice-presidência do Fornatur. (Foto: Divulgação) 

 
De acordo com o diretor do Detur, Bruno Muniz, o projeto foi iniciado pelo Estado de Roraima em 2021 e conduzido nos anos posteriores, mas que agora, após a reunião e o consenso entre os membros, passará a coordenação geral para o Estado do Amazonas.
“Hoje reunimos com os Estados membros das RAIs e ficou decidido que a coordenação geral das rotas, fica representada pelo Estado do Amazonas a partir de hoje por meio da AmazonasTur [Empresa Estadual de Turismo do Amazonas]”, declarou Muniz.
 
Muniz classificou ainda que a ocasião que define a condução das RAIs é muito importante.
“A condução das RAIs oxigena a iniciativa e permite que o Amazonas conduza os trabalhos de promoção e de ordenamento das iniciativas de integração do turismo na Região Norte representando todos e administrando essa política de integração que nasceu em Roraima”, ressaltou.
 
RORAIMA NO FORNATUR
A reunião teve como segundo ponto a escolha de Roraima como representante da região na vice-presidência do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo), que tem o papel de assessorar os Estados junto às principais pautas nacionais de estruturação e promoção das atividades turísticas.
 
“Roraima foi eleito pelos membros das RAIs como vice-presidente do Fornatur, representando a Região Norte. Então o Governo agora assume um compromisso importante, deixa a RAI muito bem representada e alça novas perspectivas de crescimento como um nome importante no Fórum”, declarou.
 
Bruno avaliou ainda que hoje, Roraima, além de assumir o papel de protagonista, também vai apoiar a presidência e os Estados membros na busca por alternativas para alavancar e fortalecer o turismo regional.
 
Entre os apoios, estão a condução dos trabalhos voltados à construção do Plano Nacional de Turismo e estímulo das melhorias necessárias ao programa de regionalização do setor, além de todas as iniciativas e projetos que visam o desenvolvimento do turismo no País.
 
Esse trabalho passa pela interlocução entre o Fornatur e o Ministério do Turismo e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Turística) para discutir as principais estratégias nacionais para promover o Brasil no mercado internacional.
 
“Hoje vamos articular junto com o presidente do Fornatur, que é Goiás, pelo presidente Fabrício Amaral, para apoiar os Estados do Norte nas iniciativas nacionais de desenvolvimento do turismo”, concluiu.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.