A coordenadora-geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, divulgou os números atualizados do sarampo em Roraima. Atualmente são 157 casos notificados da doença nos municípios do Cantá, Uiramutã, Amajari, Pacaraima e Boa Vista.
Dos 157 casos, 40 casos foram confirmados nos municípios de Boa Vista e Cantá. Conforme Daniela, do total confirmado, oito são brasileiros e os demais de nacionalidade venezuelana. Entre os 40, 15 são indígenas de etnia warao. Até o momento, dois óbitos de crianças venezuelanas por sarampo foram confirmados. A coordenadora disse ainda que a faixa média de idade dos casos confirmados é de 3 meses a 39 anos, sendo a maioria são do sexo masculino.
Daniela ressaltou que o Estado tem trabalhado na ampliação da cobertura da vacina com reforço nas campanhas, envio de doses para os municípios, disponibilidade de dois veículos para cada localidade até abril e encaminhamento de computadores para o interior com o objetivo de atualizar e transformar o sistema de controle de vacinação em formato digital.
A coordenadora disse ainda que só no fim do período de intensificação da campanha, no dia 10 de abril, que o Estado poderá analisar os dados e averiguar se será necessário adotar outras medidas complementares. “A gente não está trabalhando com uma baixa adesão porque a gente acredita que a informação não está chegando, então, hoje nós estamos tendo um treinamento com todos os municípios, enviamos carros para as localidades para ajudar a chegar a locais mais longes. Se há a necessidade de prorrogar ou não, nós ainda não temos essa informação. Nós vamos avaliar primeiro e tomar as medidas depois disso”, finalizou. (P.C.)
Resumo dos casos de sarampo em Roraima: