O número de motos e carros não para de crescer em Roraima. Este ano, o Estado conta com uma frota de mais de 197 mil veículos e, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), houve um aumento de 10,5% nos últimos dois anos, o que representa um acréscimo de 19 mil veículos.
Os dados do órgão mostram que em dezembro de 2015 existiam 189 mil veículos em Roraima, e em 2014 eram quase 179 mil unidades.
Agora, o Estado tem 197.632 mil veículos em circulação, sendo que 48,5% são motocicletas, um número considerável que totaliza 95 mil do quantitativo geral. Só até o dia 31 de agosto deste ano, já foram emplacados 5.458 veículos, sendo 2.740 carros e 2.718 motos.
De acordo com o Detran, de 2013 a 2015, o número da frota em Roraima teve um aumento superior do que o atual, de 12%. Apesar disso, o crescimento continua desenfreado. “O aumento da frota se dá pelo poder aquisitivo da população. Mas, aqui, a gente nota principalmente o crescimento acelerado da compra de motocicletas. É tanto que esse tipo de veículo atinge quase a metade da nossa frota. Nos últimos dois anos, esse número cresceu absurdamente, saiu de um patamar de 35% para 48%”, comentou o diretor administrativo do Detran, Luiz Castilho.
Segundo ele, o crescimento implica em uma vigia maior do trânsito, tanto por parte do município quanto por do Estado. “É preciso um trabalho dobrado, porque quanto maior a frota, maior a incidência de acidentes”, afirmou.
O diretor administrativo disse ainda que as atividades não param. “Estamos em plena semana nacional de trânsito e as ações estão sendo intensificadas. Estão sendo feitas palestras em escolas porque sabemos da importância de investir na educação para o trânsito e também blitze educativas e repressivas diariamente”, complementou.
EFETIVO – Apesar do aumento da frota de veículos, o efetivo do Detran diminuiu. “Alguns agentes lograram êxito em outros concursos e saíram da instituição. Hoje trabalhamos com apenas 34 homens e estamos aguardando uma melhora no nosso orçamento para que, a partir de janeiro, possamos chamar os agentes que passaram no último concurso público”, disse Castilho.
Boa Vista possui 86% de toda a frota de veículos do Estado
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), a frota atual de Boa Vista é de 170.606 veículos, o que representa 86% de todos os automóveis do Estado. Destes, 46% são motocicletas, incluindo motonetas, triciclos e ciclomotores.
Assim como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Prefeitura também ressaltou o grande número de motocicletas na Capital. “Boa Vista está preparada para comportar a frota devido ao fato de não ter engarrafamento como nos grandes centros urbanos e ocupa a 12ª posição no ranking de veículos para cada 100 habitantes”, informou a nota enviada para a Folha.
Para evitar grandes engarrafamentos ou transtornos no trânsito, a Prefeitura afirmou que está investindo em mobilidade urbana. “Além da construção das ciclovias, a SMST tem investido em novos semáforos para maior fluidez do trânsito, na aquisição de faixas luminosas de pedestres e na aquisição de radares móveis para que os condutores respeitem os limites de velocidade”. (B.B)