Cotidiano

Roraima participa do programa que dá descontos para idoso fazer turismo

Principal ação do projeto é a comercialização de pacotes exclusivos para esse público, com direito a acompanhante

O Ministério do Turismo lançou a segunda etapa do programa “Viaja Mais, Melhor Idade”. Desta vez, Roraima está participando com empresas de turismo cadastradas na campanha. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar ao público da terceira idade descontos que vão de 20% até 80% nos pacotes turísticos para que possam conhecer todo o Brasil. O interessado em participar precisa ter 60 anos, ser aposentado ou pensionista do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento), Shigeaky Alves, as empresas que trabalham com turismo cadastram-se no Cadastur, que é um sistema vinculado ao Ministério do Turismo, para que o Estado possa divulgar para o público a partir de 60 anos a existência dos benefícios que o “Viaja Mais, Melhor Idade” oferece.
O diretor destacou a importância de as agências estarem regularizadas a trabalhar com esse tipo de serviço para que o participante do programa tenha maior segurança e garantias de que terá uma viagem tranquila. A pessoa que quiser participar do programa precisa acessar o site www.viajamais.gov.br. Nele conhecerá quais empresas são habilitadas a disponibilizar os pacotes e os tipos de benefícios ofertados por elas. “Cada empresa tem autonomia para organizar os serviços que farão parte do pacote e a porcentagem de descontos”, informou.
De acordo com Shigeaki, outro objetivo dessa campanha é fortalecer o turismo interno em épocas de baixa temporada com o público da melhor idade. “Eles podem aproveitar o tempo disponível realizando viagens no período que quiserem e com vantagens que normalmente pessoas que não podem participar desse programa não possuem”, pontuou.
As formas de pagamento são outro benefício do programa para quem tem acima de 60 anos, aposentado ou pensionista. As operadoras bancárias disponibilizam uma linha de crédito para esse público, com meios de parcelamentos diferenciados. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil são os parceiros da campanha.
Além das vantagens ofertadas para os participantes, o acompanhante do aposentado ou pensionista ainda pode usufruir de benefícios, que também são descontos de até 80%. A redução de valores pode ser concedida em serviços como diárias de hotéis, traslados, transporte, entradas em eventos e passeios gratuitos, entre outros.
As vantagens para o empreendedor desse ramo que aderir ao programa são várias, como o aumento de fluxo e faturamento da empresa, fidelizar novos clientes, propaganda da empresa no site do “Viaja Mais, Melhor Idade” e em mídias de grande visibilidade no País, dentre outros benefícios para o empreendimento participante.
A empresa que deseja incorpora-se ao programa precisa seguir algumas regras, como ser cadastrada em alguma entidade do setor de turismo ligada ao MRTur, ter situação cadastral regularizada no Cadastur, preencher formulário disponível no site da campanha, comercializar ao menos uma oferta com desconto exclusiva aos participantes do programa.
PROJETO – A ideia começou em 2007 para estimular o turismo pelo Brasil entre as pessoas maiores de 60 anos. A principal ação do projeto é a comercialização de pacotes exclusivos para esse público. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), mais de 12% da população brasileira são de idosos e a iniciativa visa atender a essa parte da população, propiciando turismo de qualidade e beneficiando o ramo no País. (T.C)