Depois de mais de oito meses desde o fim do prazo para que os Estados passassem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, o Governo de Roraima anunciou a emissão do novo RG. Os documentos começaram a ser produzidos e entregues nesta terça-feira, 24.
Segundo o Governo, a população interessada em solicitar o novo documento deverá realizar um agendamento no site da Polícia Civil, marcando dia e horário para atendimento em Boa Vista e nos demais municípios. A carteira será emitida pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), órgão ligado à Polícia Civil de Roraima e localizado na Avenida Venezuela, nº 2038, bairro Liberdade. O prazo para entrega é de cerca de 10 dias.
“Os atendimentos para emissão do novo documento ocorrerão de forma gradativa, sem a necessidade de substituição imediata no Novo RG”, ressaltou o Governo. “Com a nova Carteira Nacional de Identificação não será preciso realizar o pagamento do DARE (Documento de Arrecadação de Receita). Todo o procedimento será realizado de forma gratuita”, completou.
A Delegada-Geral da Polícia Civil, Darlinda Viana, reforçou que o RG conterá todas as informações pertinentes ao cidadão, como número do CPF. A mudança visa diminuir as chances de fraudes e eliminar uma possível duplicidade de dados, o que facilita a identificação dos cidadãos.
O modelo atual, no entanto, manterá sua validade até 2032. “O RG antigo, que foi emitido no Instituto de Identificação aqui no Estado, continua válido e você pode utilizar da mesma forma até você receber a sua nova carteira de identidade” destacou a Delegada-Geral.
Vale reforçar que a nova carteira de identidade atende a uma determinação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O prazo para a emissão do documento pelos Estados era até 11 de janeiro e até início de setembro, Roraima era o único Estado do país que não emitia o modelo atualizado.