O Ministério da Saúde fez o segundo repasse do mês de novas vacinas contra a covid-19, nesta quarta-feira, 10. Desta vez, Roraima recebeu 2.800 doses da vacina CoronaVac, que serão somadas ao estoque já existente.
Com o novo repasse, o Estado de Roraima conta com 113.660 doses recebidas. De acordo com a gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Alice Dantas, a expectativa é que tão logo outras novas vacinas sejam enviadas pelo MS seja ampliado o grupo prioritário.
“Vamos manter o planejamento e aguardar o posicionamento do Ministério da Saúde e, assim que houver o quantitativo suficiente, a campanha será ampliada para os idosos com mais de 70 anos, garantindo a primeira e segunda doses.
No momento ainda não temos previsão de quando serão feitas novas distribuições para ampliação do público-alvo, uma vez que é preciso ter o quantitativo suficiente para garantir as duas doses e, assim, assegurar a eficácia, conforme preconiza o Ministério”, esclareceu.
Mais de 80 mil doses de vacinas foram distribuídas
Até o momento, os municípios do interior e distritos indígenas já receberam 82.270 doses, sendo 44.450 para os dois distritos e 37.820 doses para os municípios. “A distribuição segue o planejamento já estabelecido pelo Ministério da Saúde e, para garantir que tudo seja feito de acordo com as diretrizes, mantemos toda a logística necessária, desde a chegada das vacinas ao aeroporto até o auxílio aos municípios no que for necessário”, ressaltou.
Ainda nesta quarta-feira, serão entregues 2.400 doses da vacina CoronaVac para o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Leste, conforme solicitação. “O repasse para os distritos é feito de acordo com a capacidade de armazenamento de cada um e este repasse de hoje fará parte do estoque já destinado à população indígena aldeada, atendida pelo DSEI, como determina o Plano Nacional de Imunização, ou seja, não faz parte das doses recebidas nesta quarta-feira”, disse.
Mais de 36 mil pessoas já foram imunizadas em Roraima
O Estado de Roraima já vacinou, até agora, 36.311 pessoas, sendo 24.766 da primeira dose e 11.545 com a segunda dose.
Os dados podem ser acompanhados no site da Sesau (www.saude.rr.gov.br), no link Vacinômetro, onde é possível fazer o acompanhamento sobre as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a quantidade distribuída para cada município e distritos indígenas, o índice de vacinação referente à primeira e à segunda dose, bem como o número de vacinados por grupo prioritário.