Cotidiano

Roraima recebe nota 8 preliminar do Mapa

Estado tem até o dia 11 de março para fazer as contestações que entenderem necessárias para melhorar ainda mais a nota final

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado preliminar da auditoria que vem sendo realizada em Roraima para que o Estado alcance o status de livre de aftosa com vacinação. De acordo com o resultado preliminar, Roraima recebeu a nota 8, maior que a última nota atribuída, que foi 7,7, quando saiu do status de alto risco para médio risco.

O presidente interino da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Vicente Barreto, recebeu a imprensa ontem à tarde para comunicar o resultado preliminar e informou que o Estado tem até o dia 11 de março para fazer as contestações que entenderem necessárias para melhorar ainda mais a nota final que será dada.

Ele explicou que a divulgação do relatório preliminar é uma das etapas da auditoria como forma de oferecer ao Estado a oportunidade de manifestar-se. “É uma oportunidade para contrapor alguns fatos que o Mapa julgar ainda indevidos, ou que possam melhorar. Esse relatório tem só essa finalidade. Nós chegamos com ele agora e já estamos com essas contestações praticamente formatadas. E só depois disso é que poderemos ter a chancela da área livre de aftosa com vacina ou não”, complementou.

Ao avaliar a nota dada pelo Ministério da Agricultura, o presidente da Ader afirmou que considera satisfatória e que pode melhorar ainda mais. “Nós fomos bem classificados. Agora, dizer se é suficiente ou não, temos que aguardar a posição final do ministério. A nota, na nossa concepção, é boa. Mas ela não nos dar segurança ainda e entendemos que pode ser melhorada. Por isso vamos contrapor alguns itens”, analisa.

Sobre as questões que a Ader vai contestar, Barreto apontou, por exemplo, os itens sobre investimento e custeio. Segundo ele, serão 14 itens que deverão ser contestados e comprovados como o repasse constante de recursos e a transferência de unidades e pessoal da Agricultura para a Ader.