REGIÃO NORTE

Roraima registra aumento na demanda por crédito em novembro, revela Serasa Experian

Esses indicadores sugerem um cenário dinâmico e positivo nas atividades econômicas da Região Norte

Aumento ocorre em todas as unidades do país (Foto Raisa Carvalho)
Aumento ocorre em todas as unidades do país (Foto Raisa Carvalho)

No mês de novembro, a Região Norte do Brasil testemunhou um crescimento generalizado na busca por crédito pelas empresas, com todas as Unidades Federativas (UFs) apresentando incremento. No entanto, Roraima se destacou com o menor aumento, atingindo 4,4%, segundo dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian.

A análise nacional revela um cenário de expansão, indicando um aumento de 11,9% na busca por recursos financeiros em comparação ao mesmo período do ano anterior. No desdobramento por portes, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) foram responsáveis pela maior parcela desse crescimento, apresentando um índice de 12,2%.

Levantamento

O levantamento evidencia que todas as UFs da Região Norte experimentaram um aumento na demanda por crédito em novembro. Destaque especial vai para Mato Grosso, que liderou o ranking com um significativo aumento de 19,5%.

Dentro do contexto setorial, observou-se um salto notável na demanda por crédito no segmento denominado “Demais”, que engloba empresas dos setores “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”. Este grupo registrou um aumento de 17,7% na variação anual, posicionando-se em segundo lugar no ranking. À frente, liderando a busca por crédito, encontra-se o setor de “Serviços” com um crescimento de 17,8%. O segmento “Indústria” aparece em terceiro lugar, com um aumento de 8,5%, enquanto o setor “Comércio” ocupa a quarta posição, registrando um crescimento de 5,5%.