Cotidiano

Roraima registra maior chuva desde 2006

Segunda-feira registrou chuva de 90 mm em menos de 24 horas, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Na segunda-feira, foi registrada uma chuva de 90 milímetros, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o período curto, esta foi a maior chuva registrada na região desde o ano de 2006, segundo a Defesa Civil do Estado de Roraima. Apesar disso, não houve chamados de emergência sobre inundações, a não ser ocorrências de queda de árvores.

O secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, afirmou que a mesma quantidade, num espaço de apenas 24 horas, choveu há exatos nove anos. “Foi uma chuva considerável a de segunda-feira. A última vez que isso aconteceu num período tão curto foi em 2006. Foi exatamente no dia 10 de junho de 2006. Durante todo o mês de junho daquele ano choveram 650 mm no total, o que foi um recorde”, frisou ao relembrar os alagamentos ocasionados na época.

Contudo, o previsto de chuvas acumuladas para o mês junho deste ano é de 300 mm. “No gráfico do Sipam [Sistema de Proteção da Amazônia], existe previsão de chuva para todos os dias, mas as precipitações são moderadas, com chuvas abaixo de 20 mm. Verificamos uma intensificada na sexta-feira, dia 12, quando podem ocorrer chuvas acima de 40 mm, inclusive na área da Capital”, disse o coronel.

Mesmo com a chuva intensa, Cleudiomar Ferreira disse que a Defesa Civil não foi acionada e não houve registros de problemas causados como os de anos anteriores. “Afortunadamente, não tivemos nenhuma situação causada pela chuva. Hoje realmente existem muitas obras de drenagem feitas pela Capital. Só as quedas de árvores, que são muito comuns nessa época”, explicou, ressaltando que, mesmo na região de olarias na Vila Vintém, no Município do Cantá, também não houve qualquer tipo de acionamento. “A região oleira é uma das primeiras que nos acionam, mas, até o momento, não fomos notificados. Isso é um bom sinal, apesar de nós nos mantermos alertas”.

RIO BRANCO – O nível do maior rio do Estado, o Branco, permanece com pouco mais de 2 metros de altura. Na tarde de ontem, registrou apenas 2,12 metros, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). A altura baixou consideravelmente em relação ao que havia sido registrado na semana passada, pouco acima de 3 metros.

O fato não é de estranhar-se, pois as chuvas que caem nas regiões Norte e Nordeste do Estado incidem diretamente no nível do Rio Branco. Porém, as chuvas se acumulam neste momento nas partes central e Sul de Roraima. (JPP)