Cotidiano

Roraima registrou quase mil casos de dengue em 2020

O município tem 157 casos para cada 100 mil habitantes

Quase mil casos de dengue foram notificados no estado de Roraima apenas em 2020. A Capital Boa Vista está com média incidência de dengue. Os dados da Secretaria de Saúde do Estado de Roraima e mostram que o município tem 157 casos para cada 100 mil habitantes. 

Com cerca de 400 mil moradores, o município registrou 211 casos de dengue este ano. Mais de 700 ocorrências foram notificadas, até 20 de março, de acordo com a Secretaria de Saúde. 

Mesmo não estando com alta taxa de incidência, a capital roraimense pode trabalhar para evitar que o número de casos aumenta. Para isso, é preciso que a população ajude no combate progressivo ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Além de Boa Vista, outros três municípios do estado estão com média incidência da doença, segundo as autoridades em saúde. 

Rosângela Santos, gerente do Núcleo Estadual de Controle de Arboviroses da Secretaria de Saúde do Roraima, pede que a população seja parceira dos agentes de endemias e façam uma constante limpeza dos quintais de suas casas.

“Muito embora haja visitas dos agentes de endemias para fazer esse controle, não é o suficiente. Gostaríamos muito que a população fosse parceira do serviço de saúde, observando seus quintais pelo menos uma vez por semana e eliminando qualquer tipo de criadouro que possa proliferar o Aedes aegypti.”

Até 20 de março, 344 ocorrências foram confirmadas a cada 100 mil habitantes. Em toda a região Norte, apenas o estado do Acre, que registra altíssimas taxas de incidência, está à frente de Roraima, que tem cerca de 197 ocorrências para cada 100 mil habitantes. 

A Secretaria de Saúde de Roraima afirmou que vai promover novas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nos municípios com alta incidência de dengue no estado. Entre elas está mobilizar a população por meio de campanhas publicitárias no rádio e em outros meios de comunicação.

Com informações da Agência do Rádio*