Roraima sedia a 2° Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua. O evento segue até está sexta-feira, 01 de abril, e reúne todas as lideranças da Federação.
O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/CREA e Mútua é um fórum consultivo e acontece a cada dois meses. Diversas pautas são debatidas visando a modernização e valorização das profissões abrangidas pelo sistema. O evento também serve para que os Conselhos compartilhem experiências bem sucedidas nas mais diversas áreas de suas atuações.
De acordo com o presidente do Crea-RR, Neuvanio Lima, o evento é importante para debater sobre engenharia, agronomia, geociência brasileiras. “Trata-se de um fórum que vamos discutir o futuro da engenharia, agronomia e geociências da nossa capital roraimense. Esse evento serve para fazermos matérias sobre essas temáticas para trocarmos experiências, pois é composto pelos 27 presidentes de Creas mais conselheiros federais que fazem parte do Confea”, disse Lima.
O Fórum tem como destaque a aprovação para que as atividades de Engenharia, medição, cartografia, topografia, geologia, geodésia, testes, suporte e análises técnicas e tecnológicas, pesquisa, desenho e agronomia e perícia e avaliação constantes na Lei Complementar nº 123/06, sejam enquadradas no Simples Nacional equiparando à Arquitetura e Urbanismo.
“É um momento muito importante para o Colégio Presidente, pois temos buscado conhecer a realidade de cada região do Brasil. E essa reunião aqui nos propicia conhecer a engenharia, da agronomia e geociência de Roraima. Conhecemos e vimos como a engenharia é importante para a cidade, as obras que tem contribuído para o bem-estar da população”, destacou o coordenador nacional, Ulisses Filho.
Outro assunto debatido durante o encontro será a Criação de uma Comissão Temática com a participação e engajamento obrigatórios dos Presidentes dos Creas, nela representados, associado a presença de especialistas, e convidados, permitindo dar suporte técnico ao Grupo de Trabalho Técnico Operacional que acompanha o Termo de Acordo Técnico entre Confea & Bim Fórum Brasil, visando formular paralelamente programas e políticas públicas do Sistema Confea/ Crea/ Mutua para a evolução do BIM no Brasil.