O gestor da Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro, George Luiz Areb Palheta, foi um dos selecionados para participar da 5º edição do programa STEAM TechCamp Brasil. O evento acontecerá entre os dias 12 e 18 de fevereiro de 2022, de forma remota, devido à covid-19.
A iniciativa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das secretarias estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de Educação Básica do Brasil.
George representará Roraima com o projeto “Busca Ativa com Acolhimento”. O projeto mostra o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido pela escola durante o período de pandemia, como as orientações dadas à equipe pedagógica e os atendimentos oferecidos aos alunos matriculados na unidade.
Além de George, participarão outros 38 educadores de todo Brasil. Durante o encontro virtual, os profissionais vão participar de workshops, palestras e oficinas para a elaboração de propostas de planejamento estratégico para implantação de projetos nas escolas em seus estados de origem.
“A minha expectativa para essa edição é grande. Que durante a formação, eu aprenda mais sobre tecnologia, conhecimento esse, que vou poder repassar para a comunidade escolar”, ressaltou George Luiz.
O programa é voltado para gestores de secretarias estaduais de Educação, professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio de escolas públicas e professores de Ensino Médio de Institutos Federais. Ao final da formação, os participantes serão certificados.
RORAIMA EM OUTRAS EDIÇÕES
O Programa STEM Tech Camp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o LSI-TEC e apoio da POLI-USP. Na 3° edição do Programa, os representantes de Roraima foram Gisele de Oliveira que, na época, atuava na Coordenação de Iniciação Científica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), e Reildo Cerdeira que, na época, era professor de Matemática da Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos.
Ambos participaram do evento de forma presencial no ano de 2020, na USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo. Todas as despesas, como passagens, diárias e atividades de formação, foram custeadas pelo programa.