Meninas de 9 a 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos devem procurar os postos de saúde este mês para a imunização contra o HPV. A ação faz parte da 2ª etapa da campanha de vacinação que está sendo realizada em todo o país.
De acordo com o gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Rodrigo Danin, 15 mil doses da vacina foram repassados ao Estado para esta nova etapa.
“Assim como as demais ações de imunização, a campanha nacional contra o HPV ocorre de forma anual e o esquema vacinal contra o vírus prevê a aplicação de duas doses, sendo uma dose hoje e outra da daqui a seis meses. Como a primeira etapa deste ano foi realizada em março, a segunda vai ser realizada agora em setembro”, explicou.
Desde a primeira etapa, o Estado já recebeu esse ano mais de 80 mil doses. A distribuição das vacinas para os municípios ocorre de acordo com o número populacional de crianças e adolescentes alvos da campanha, segundo informou o coordenador do NEPNI.
“Se o município tem aproximadamente 10 mil pessoas dentro desse público alvo, o núcleo encaminha uma média de 12 mil doses para esse município. A gente sempre manda um pouco mais de vacinas como margem de segurança”, completou.
Danin ressaltou ainda que a imunização é o meio mais eficaz de prevenir a doença. Para tanto, é necessário que os pais não deixem de levar os filhos até os locais onde a vacina será oferecida.
“O HPV é um vírus que causa diversas doenças, entre elas o câncer de colo de útero nas meninas e o câncer de pênis nos meninos. Além dessas enfermidades, a gente consegue prevenir doenças menos graves, mas não menos importantes. Por isso a necessidade de conscientizar os pais sobre a importância de imunizar os filhos”, finalizou.