Pelo menos 35 empresas de Roraima se inscreveram este ano no Prêmio Nacional de Inovação, evento nacional que visa reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do país por meio da utilização de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação, bem como por meio da implementação de projetos inovadores.
Segundo informou a técnica do Núcleo de Inovação da Fier (Federação das Industrias do Estado de Roraima), Andréia Bentes, uma das responsáveis pelo programa em Roraima, das empresas que estão participando, 18 foram inscritas na modalidade Agente Local de Inovação e 17 nas demais modalidades, considerando o faturamento (receita bruta) de pessoa jurídica. “Quando a empresa for controlada por outra empresa ou pertencer a um grupo econômico, a classificação do porte se dará considerando-se a receita operacional bruta consolidada”, disse.
Conforme o cronograma estabelecido, o prêmio consiste em cinco etapas: Análise preliminar (nos meses de dezembro e janeiro); Entrevistas de avaliação (janeiro e fevereiro); 1ª Banca de Juízes (março); Visitas de avaliação (março e abril); 2ª Banca de Juízes (abril); e Cerimônia de premiação (em maio).
O prêmio será concedido na categoria Empresa – Gestão da Inovação reconhecendo empresas industriais que internalizaram métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, e ainda que estabeleceram práticas para criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos inovadores.
A categoria Agente Local de Inovação reconhece os pequenos negócios acompanhados pelo Programa Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, dos setores indústria, comércio e serviço que internalizaram métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, e estabeleceram práticas para a criação de um ambiente favorável a implantação da gestão da inovação na empresa.
Na categoria Projeto – Inovação Tecnológica, reconhece projetos de inovação tecnológica que contribuíram para o aumento dos níveis de competitividade das empresas industriais. São iniciativas que buscaram a criação, adequação ou aprimoramento de produtos e processos, novos ou significativamente melhorados, abrangendo tecnologias sociais, ambientais e sustentáveis, capazes de gerar significativos impactos na empresa e no mercado.
A categoria Inovação em Modelo de Negócio reconhece projetos de arranjos estratégicos de empresas industriais em diversos elementos como proposta de valor, interface com clientes, fornecedores e parceiros, modelo de operação e modelo econômico, dentre outros, que tem por objetivo explorar mercados, através do uso criativo dos recursos disponíveis para responder de forma inovadora as oportunidades identificadas.
O prêmio é promovido pela Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). (R.R)
Cotidiano
Roraima tem 35 empresas na disputa
Premiação visa reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade