Cotidiano

Roraima tem a menor densidade demográfica do País, diz o IBGE

A Capital roraimense, Boa Vista, tem uma densidade de 49,9, que não é tão baixa, mas a qualidade de vida ainda é boa

Roraima tem a menor densidade demográfica do País, segundo o mais recente mapa divulgado no começo desta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A densidade é calculada pelo número da população, dividido pelo tamanho territorial do Estado. Roraima tem 2,02 habitantes por quilômetro quadrado. A maior densidade é a do Distrito Federal: 502,39.

O técnico do IBGE em Roraima, Vicente de Paulo Joaquim, disse que, no caso de Boa Vista, a baixa densidade demográfica permite viver melhor, uma vez que o cidadão tem mais tempo para desenvolver suas atividades e, com isso, tem uma vida com menos estresse. Mas ele faz uma ressalva: apenas a densidade baixa, sem outros fatores, não significa melhor qualidade de vida.

“Municípios do Maranhão e do Piauí, por exemplo, mesmo com uma baixa densidade demográfica, apresentam os piores indicadores de qualidade de vida. Portanto, vários fatores devem ser levados em consideração. Os números dependem muito da dinâmica da economia local”, observou.

Boa Vista tem uma densidade de 49,9. Não é tão baixa assim, mas a qualidade de vida é boa, segundo o técnico. O mapa é um registro fundamental para a discussão a respeito da utilização do território brasileiro.

A pesquisa foi elaborada levando em consideração os conjuntos topográficos, hidrográficos, rodovias, ferrovias, hidrelétricas, além dos limites municipais, das unidades de conservação e das terras indígenas.

Ainda de acordo com o IBGE, os mapas constituem um dos retratos mais fiéis e complexos do Brasil: a confecção utilizou-se do sistema de Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo (BCIM) de 2010, que inclui os temas hidrografia, infraestrutura, transportes, unidades de conservação e toponímias (nomes de lugares). (AJ)