Cotidiano

Roraima tem o 1º caso de Febre Zika contraído no Estado

Conforme a Sesau, a paciente é uma mulher de 53 anos, moradora do bairro Tancredo Neves, que não esteve fora da cidade nos últimos dois meses

Durante coletiva realizada esta manhã, 01, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) houve a confirmação do primeiro caso de febre Zika autóctone, ou seja, que foi contraído em Roraima.

Conforme a Sesau, a paciente é uma mulher de 53 anos, moradora do bairro Tancredo Neves, que não esteve fora da cidade nos últimos dois meses.

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CGVS) já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para garantir a execução de ações de vigilância.

ZIKA VÍRUS EM RORAIMA

Originada na África, a frebre Zika entrou no Brasil na época da Copa do Mundo. Em junho deste ano, houve a confirmação do primeiro caso em Roraima da doença, mas o paciente, de 22 anos, retornava de uma viagem na Bahia, local onde foi infectado.

SINTOMAS

Os sintomas são olhos vermelhos sem secreção, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, dor nas articulações, dor muscular, febre e diarreia. A doença dura cerca de três a sete dias.

PREVENÇÃO

As ações de prevenção são as mesmas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. É recomendado que o morador não deixe água parada acumular em caixotes, garrafas e pneus, sempre que possível.

Com informações do repórter Nairon Xavier