Com 519 casos confirmados de coronavírus em Roraima e sete óbitos, o estado possui 15 leitos na UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR), para atendimento a pacientes com covid-19. Desse total, outro já se encontram ocupados.
Atualmente, 22 pacientes com coronavírus estão internados no HGR. “É importante esclarecer que conforme a reorganização do fluxo de atendimento o paciente que procurar o HC e apresentar sintoma respiratório é encaminhado para o HGR, que é a Unidade de referência para o atendimento de pessoas com sinais e sintomas graves para a COVID-19” informou por meio de nota.
Roraima possui apenas 95 ventiladores pulmonares, segundo a CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência) , dos equipamentos disponíveis 46 estão no HGR e 38 na Maternidade.
OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Saúde) informa que o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) conta com 30 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sendo 20 para atendimento Geral e 10 para o tratamento de pacientes com Coronavírus (COVID-19).
Nesta quinta-feira, 30, oito pacientes estão internados na UTI/COVID-19. Para ter condições de atender a demanda a Direção do Hospital ampliou a capacidade de internação na UTI, que passou a ter 15 leitos atualmente.
O Governo está buscando alternativas para abertura de mais 18 leitos de UTI para atender as demandas relacionadas à doença, somando 23 leitos disponíveis para o atendimento à população, relacionado ao Coronavírus.
É importante reforçar que a população tem papel fundamental no trabalho de enfrentamento ao Coronavírus, colocando em prática diariamente as medidas de combate à doença que incluem manter o isolamento domiciliar e os hábitos de higiene recomendados pelo Ministério da Saúde.