Após mudanças feitas pelo Ministério da Saúde em relação à campanha de vacinação, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) começou a informar nesta quinta-feira (30) as 15 prefeituras do estado, para que iniciem a aplicação da terceira dose em trabalhadores da Saúde e pessoas com mais de 60 anos. A vacina de reforço adotada será a da Pfizer.
Cerca de 10.200 trabalhadores da Saúde e aproximadamente 3.600 idosos que se vacinaram até 30 de março estão aptos a receber a dose de reforço, conforme o calendário de vacinação a ser anunciado por cada município.
Consideram-se trabalhadores da Saúde os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.
Dentre eles, estão agentes comunitários de Saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em Saúde e os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar, como cuidadores de idosos, acompanhantes de mulheres durante o trabalho de parto, e parteiras.
Além disso, incluem-se os familiares responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado.
Ainda estão incluídos estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus, em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.
Roraima tem quase 30% da população vacinada
Roraima chegou à marca de 144.967 pessoas que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. O número representa percentual de 29,30% de quem tomou a segunda dose ou a única no estado. As informações são do Vacinometro.
Só entre terça (28) e quarta-feira (29), 2.946 roraimenses receberam a segunda ou a única dose. A percentagem de imunizados com a primeira dose em Roraima é de 66,86%, o que corresponde a 330.862 pessoas – só em 24 horas, foram 1.065 novos vacinados.
De sábado (25) a terça-feira, o Vacinometro passou por uma manutenção técnica que culminou no reprocessamento da base nacional devido à inconsistência de informações em duplicidade. Segundo a Sesau, a ação foi necessária em virtude das alterações feitas na base nacional de dados do SUS (Sistema Único de Saúde). Isso provocou, por exemplo, a exclusão de 3.250 doses únicas aplicadas. A plataforma ainda não divulgou os dados da terceira dose.
Desde o início da campanha de vacinação, o Governo de Roraima recebeu 787.488 doses do Governo Federal – o número é maior do que a população de Roraima, estimada em 652,7 mil pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estado tem 494.839 pessoas a partir de 12 anos aptas a se vacinarem.
Das 787 mil doses recebidas, 572.696 foram distribuídas para os 15 municípios aplicarem na população. Atualmente, 214.792 doses estão no estoque estadual.