Roraima está com recursos garantidos para 500 mil doses, anunciou o governador Antonio Denarium (sem partido). O anúncio foi feito após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter formado maioria nesta terça-feira, 23, em julgamento virtual, para permitir que Estados e municípios possam importar e distribuir vacinas contra a COVID-19.
O Fórum dos Governadores decidiu comprar as vacinas contra a COVID-19 diretamente com os laboratórios e acrescentar ao que está sendo comprado pelo Ministério da Saúde.
Além de Roraima, 21 Estados já estão buscando dialogar com outros laboratórios para complementar em 25% o que o plano do governo já prevê de imunização para a população.
“O que nós queremos é acertar a condição de compra de algo em torno de 25%. Ou seja, 50% mais 25% dá 75%, com isso a gente alcança já em julho e não em dezembro ou 2022, a meta de imunização”, afirma o governador.
Para Denarium, a meta é que Roraima volte à sua rotina normal o mais rapidamente possível e retire a pressão de ocupação da rede hospitalar.
“Hoje está apenas com o Estado, visto que a prefeitura da Capital pouco ou quase nada faz para ajudar nessa luta”, detalhou Denarium. “O Ministério da Saúde está fazendo sua parte e tentando de toda forma adquirir mais vacinas dentro do Plano Nacional de Imunização, que estão em falta no mercado”, acrescentou.