Roraima tem seis casos confirmados de monkeypox, doença conhecida como varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) após a publicação do Informe de Situação Epidemiológica da doença, nessa segunda-feira (7) pelo Ministério da Saúde.
Dos seis casos, cinco foram notificados em pacientes de Boa Vista. Todos são do sexo masculino e têm entre 24 e 45 casos. O sexto caso foi confirmado em Alto Alegre, no interior de Roraima em um homem de 42 anos. Outros dois casos estão sob investigação: uma mulher de 33 anos que mora em Boa Vista e o outro e uma criança de três anos, em Iracema, no interior do Estado. A Sesau informou ainda que está monitorando os casos.
Monkeypox
A monkeypox, ou varíola dos macacos, é uma doença viral que é transmitida pelo contato direto com a saliva ou muco nasal de pessoas contaminadas. Os principais sintomas são bolhas e lesões por todo o corpo, além de febre, dor de cabeça, inchaço, dores musculares e falta de energia. Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde orienta o uso de máscara de proteção e a higienização das mãos.