O município de Boa Vista entrou na lista dos 158 municípios brasileiros contemplados pelo Programa Investe Turismo, do Governo Federal. O lançamento oficial do programa em Roraima aconteceu nesta quinta-feira, 12, durante um seminário no auditório do Sebrae/RR.
O programa é uma iniciativa conjunta entre o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur. Tem por meta unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, em que o investimento inicial será de R$ 200 milhões. Em Roraima, serão atendidos os municípios de Boa Vista e Pacaraima, que receberão R$ 1.070.000,00.
Estavam no evento, representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Departamento de Turismo e das Prefeituras de Boa Vista e Pacaraima, entre outros órgãos ligados ao setor. Representando a prefeita Teresa Surita, o vice Arthur Henrique destacou que as parcerias através do programa só vão fortalecer e impulsionar ainda mais o setor na capital.
“A gestão da prefeita tem investido muito no turismo. Ela, como turismóloga, entende a importância econômica que é o turismo não só para nossa cidade, mas para todo o Estado. Essa ação hoje com o Sebrae veio somar a todo trabalho que a prefeitura já vem realizando, fortalecendo ainda mais o setor em nosso município”, declarou.
Em seis anos, a gestão municipal tem melhorado a infraestrutura da cidade, garantindo que os locais públicos despertem o interesse turístico e esteja apropriada para receber pessoas de todos os lugares do Brasil e do Mundo. Este ano, consolidou o Conselho Municipal de Turismo em Boa Vista, bem como desenvolveu o Plano Municipal de Turismo, já homologado pelo Ministério do Turismo.
Ao chegar a Boa Vista, o visitante já se depara com 2 km de lazer e entretenimento com o Complexo Poliesportivo Ayrton Sena, Praça das Águas e Portal do Milênio. Para os apreciadores das artes, tem o Teatro Municipal. Já quem gosta mesmo é de sentir o sabor da Amazônia, tem o Mercado Municipal São Francisco, restaurantes e praças de alimentação das praças. Além da Orla Taumanan, com sua vista espetacular do Rio Branco e o Bosque dos Papagaios, com um pouco da exuberância da fauna e flora regional.
A diretora técnica do SebraeRR, Dorete Padilha, declarou que foram criadas rotas locais para mostrar ao Brasil aquilo que é possível conhecer em Roraima, os pontos turísticos, possibilitando um caminho favorável até chegar ao Monte Roraima.
“Temos grandes potencialidades, rotas que foram estabelecidas para formatar o programa. A gente visa cada vez mais potencializar, e mostrar que não existe só o Monte Roraima, existem outras atrações turísticas, tem o turismo indígena, parques aquáticos e outras possibilidades. Temos fortalecido hoje a observação de aves, importante no mundo inteiro. Temos coisas fantásticas no estado que precisam ser observadas”, declarou.