Cotidiano

Roraima terá R$ 280 mil para funcionamento de Ouvidoria do SUS

O envio do recurso visa que um maior número de roraimenses atendidos pelo Sistema Único de Saúde possa recorrer às Ouvidorias das secretarias de saúde em caso de necessidade

Roraima receberá do Ministério da Saúde, R$ 280 mil para a qualificação, implantação e descentralização da Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) nos municípios do estado.  O recurso, visa ampliar para um maior número de roraimenses os serviços do Disque Saúde 136, para recebimento de reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados por unidades do setor. 


Para a titular da SGEP (Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa), do Ministério da Saúde, Gerlane Baccarin, é necessário o fortalecimento das ouvidorias como um instrumento de gestão dentro do SUS. Por isso é importante fomentar a implantação e a qualificação desses serviços.


O montante de R$ 280 mil, que será repassado para Roraima, foi definido conforme a quantidade de municípios existentes na extensão territorial do estado. Os incentivos financeiros de custeio e de investimento, que serão transferidos diretamente, serão utilizados exclusivamente para a aquisição de bens e serviços necessários à execução de ações de Ouvidoria do SUS. As CIBs (Comissões Intergestores Bipartite) ou o Colegiado de Gestão da Saúde do Distrito Federal deverão pactuar as ações a serem implementadas em cada localidade.


O recurso será repassado ao Fundo Estadual de Saúde, em parcela única, no exercício de 2018, por meio do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, no caso do incentivo de custeio e por meio do Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde, no caso do incentivo de investimento. As ações realizadas pelos beneficiários do incentivo financeiro deverão constar do respectivo RAG (Relatório Anual de Gestão).


SUS está atendendo via chat Disque Saúde 136


Desde a primeira quinzena de junho, os usuários do SUS podem acessar o “Atendimento via chat Disque Saúde 136”. O novo meio de comunicação, pode ser utilizado em tempo real, para o registro de reclamações, denúncias, elogios, sugestões e informações sobre os serviços de saúde, utilizando computadores ligados à internet. O Chat tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos canais de comunicação do SUS.


O acesso está disponível no portal do Ministério da Saúde, na aba “Contatos”, em “Atendimento via chat Disque Saúde 136”, por meio do link http://ms136.vectorservicos.com:8085/webchat/default.aspx e acessível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20 horas, e aos sábados, das 8h às 18 horas.