Cotidiano

Roraimense chegará endividado ao Natal

Número de pessoas endividadas no comércio subiu 62% este ano em relação ao ano passado, conforme SCPC

Faltando pouco para o Natal e o Ano Novo, época em que o consumidor se prepara para comprar presentes, é preciso redobrar os cuidados com os gastos, pois a quantidade de registros de inadimplentes, no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), aumentou 62% em relação ao ano passado.

Números da Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acir) confirmam que, em 2014, especificamente entre os meses de janeiro e outubro, foram 6.344 nomes negativados. O número subiu para 10.320 mil este ano.

As consultas de nomes foram de 29.800 mil no ano passado, enquanto que em 2015 foi inferior, 28.988 mil, o que demonstra que menos pessoas estão indo às compras. Os que tiveram o crédito restabelecido, ou seja, que saíram da lista de devedores do SCPC por quitaram seus débitos no comércio, subiram de 9.127 para 15.883.

De acordo com o economista Dorcílio Souza, as pessoas estão consumindo sem atentar para sua renda. “Se aumentou a inadimplência, é porque o indivíduo não está atentando-se para o aumento do custo de vida. Dessa maneira, utilizam seu capital inadequadamente, comprando com cartão de crédito e cheque especial, que devem ser evitados durante a crise”, disse.

“Estudos científicos apontam que 25% do uso salarial de cada cidadão são direcionados a elementos desnecessários”, frisou. “Ou seja, é preciso primeiro efetuar o pagamento de suas compras e se atentar às mudanças econômicas. Por conseguinte, diminuir o consumo cada vez mais, adquirindo produtos e marcas mais baratas”.

Segundo ele, vale ressaltar que em dezembro haverá o adicional do 13º salário. “As pessoas que fizerem bom uso do seu salário durante o ano e não têm pendências poderão aproveitar parte desse dinheiro para presentear. E é importantíssimo guardar para o início de janeiro do próximo ano, para arcar com despesas referentes ao IPVA e IPTU, por exemplo”, orientou. (B.B)