A Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) tem o objetivo de reafirmar e reforçar o papel da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira, ela será efetivada e inaugurada nesta quarta-feira, 3, junto à posse de 115 patronos imortais. A professora roraimense Pétira Maria Ferreira dos Santos, é uma delas.
Sediada no Amazonas, a ALACA é uma instituição cultural que possui o objetivo de reafirmar e reforçar o papel da literatura, da arte e da cultura amazônica e brasileira.
Professora há 34 anos, no Colégio de Aplicação – UFRR, já ministrou aulas na educação infantil anos iniciais, finais, Ensino médio, EJA e graduação. Ela também participou de vários projetos de pesquisas desempenhando seu papel na disciplina de Artes e História. Maria é de Roraima, já publicou livros, artigos científicos e artes em pintura. Além de conquistar 10 prêmios em trabalhos, sendo valorizado em Roraima, São Paulo e Estados Unidos.
Pétira ocupará a cadeira nº 90 da ALACA, e foi convidada pelo presidente o professor e escritor Romulo Sena, através de uma análise rigorosa de produções culturais e artística no Estado de Roraima, em especial na capital de Boa Vista, visando também trabalhos em níveis internacionais.
Ela conta que se sentiu honrada ao receber o convite. “Minha expectativa a partir desse novo cargo é dar mais visibilidade ao nosso Estado de Roraima no campo da pesquisa, da literatura e da arte, levando esse conhecimento cultural para o mundo, onde a arte requer muito amor”, afirma Maria.
Pétira é licenciada em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Pós-Graduada em Psicopedagogia e está realizando a Pós em Metodologia do Ensino da Arte e Mestre em Ciência da Educação e Doutoranda em Ciência da Educação.
A cerimônia de posse está marcada para dia 3 de agosto de 2022 às 19h, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.