Cotidiano

Roraimenses buscam mais pelo etanol

Aumento no preço da gasolina influenciou no crescimento da venda de álcool no Estado, mas abastecer com gasolina é mais vantajoso

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontaram um crescimento de 89,2 % nas vendas do etanol durante o mês de setembro em Roraima. Por outro lado, a gasolina registrou queda nas vendas em 14 estados, além do Distrito Federal.

Segundo o órgão regulador, o aumento no preço da gasolina, o retorno da Cide (imposto que regula o preço dos combustíveis) e a diminuição do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS) foram fatores fundamentais que contribuíram para a crescente comercialização de álcool no Estado.

Ainda assim, abastecer os automóveis com gasolina continua sendo mais vantajoso do que com o etanol. A ANT calcula que, para o consumidor boa-vistense, o litro da gasolina está custando, em média, R$ 3,78, enquanto que o etanol chega a custar R$ 3,12. Conforme a Agência, só vale a pena abastecer com álcool se o valor for até 70% o valor da gasolina. Se o percentual ficar entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque. Um resultado superior indica que é rentável abastecer com gasolina.

Segundo o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis de Roraima (Sindipostos-RR), José Neto, o aumento nas vendas do etanol, mesmo o combustível não sendo tão vantajoso quanto a gasolina, indica que os consumidores estão optando pelo produto mais barato. “O etanol tem um consumo muito maior e, para ser viável, tem que estar dentro daquela diferença para a gasolina. A população está comprando mais etanol visando apenas o preço, tentando economizar de toda forma, mas, ao final, não há vantagem nisso”, afirmou.

Conforme ele, devido aos altos custos, poucos donos de postos optam por comercializar álcool nos estabelecimentos. “Em Boa Vista, não são todos os donos de postos que vendem esse produto justamente por ser complicado. É um produto que, além da venda ser baixa, estraga facilmente na bomba. Então, se não há vantagem para o consumidor, também não há para o empresário”, frisou.

RENDIMENTO – Apesar de ser mais barato, o etanol rende menos do que a gasolina. Um automóvel irá rodar mais quilômetros com a gasolina. Caso o preço seja alterado novamente, para saber com qual combustível vale à pena abastecer, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for superior ao do etanol, é hora de optar pelo álcool.

As vendas de etanol hidratado (usado diretamente nos veículos) cresceram 42,4% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, para 13,1 bilhões de litros, e representa 12,4% do mercado de combustível. Já as da gasolina recuaram 0,86% (30,5 bilhões, ou 28,76% das vendas totais). As vendas de etanol subiram principalmente em Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Bahia e Roraima. (L.G.C)