A pandemia de coronavírus tem obrigado muitos roraimenses a ficarem em casa como forma de evitar a propagação do Covid-19, seja em home office ou de licença do trabalho. Porém, nos últimos dias, problemas no fornecimento de serviços básicos como água, luz e internet, tem tornado a quarentena um tanto difícil.
Moradores de diversos bairros procuraram a FolhaBV para informar de constantes quedas de energia na segunda-feira, 23 e na terça-feira, 24. Assim como, moradores do sul do estado.
ENERGIA – A Roraima Energia informou que houve falha em um equipamento do sistema de transmissão causando desligamento das subestações Equatorial, Distrito e o eixo sul do Estado, mas que a subestação Distrito e o sul do Estado já foram restabelecidas. A empresa informou ainda que, as equipes estão trabalhando para normalizar a falha e restabelecer o restante das cargas da subestação Equatorial.
No entanto, mesmo após o comunicado, a Folha ainda recebeu denúncias de problemas energéticos em vários bairros da cidade.
INTERNET – Outro problema notado nessa terça-feira foi a queda da internet em Boa Vista, que deixou grande parte da cidade sem acesso ao serviço. A Amazônia Telecom informou que devido a um rompimento de fibra no trecho AM/RR, os serviços podem apresentar instabilidade. As operadoras responsáveis já foram acionadas. A empresa informou ainda que está havendo falhas massivas nas operadoras de origem, ocasionando lentidão, e que os reparos já foram acionados.
No entanto, mesmo após o comunicado, a Folha ainda recebeu denúncias de lentidão de internet em vários bairros da cidade.
ÁGUA – A falta de água tem se tornado uma dor de cabeça para a população de vários bairros da capital, nos últimos dias leitores da FolhaBV denunciaram que o problema tem se agravado, e que a água como item fundamental para a higienização das mãos e ambientes tem se tornado um problema no combate ao coronavírus. A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que nesta quarta-feira, 25, o sistema do reservatório elevado (caixa d’água) do Cidade Satélite está sendo testado.
Segundo a Caer, o serviço vai melhorar o abastecimento de água potável nos bairros, Murilo Teixeira Cidade, Cidade Universitária e Residencial Vila Jardim, beneficiando mais de 40 mil pessoas com água tratada e de qualidade.
A empresa informou ainda que esta semana começou a perfuração de 50 poços artesianos. O primeiro foi interligado à rede do Cidade Santa Cecília na segunda-feira, 23, no município do Cantá.
“A perfuração no bairro Pérola foi concluída e a interligação na rede já está sendo executada. Os trabalhos de perfuração de mais um poço iniciaram nesta terça-feira, 24, no loteamento Cidade Universitária, para ampliar consideravelmente o abastecimento em toda região, incluindo o Cidade Satélite. E ainda esta semana serão perfurados poços nos Bairros Centenário, Jardim Tropical e 13 de setembro.” disse a Caer em nota.