Cotidiano

Roraimenses têm optado por pacotes internacionais para curtir as férias

Em alguns casos, viajar para outros países fica mais barato, fazendo com que muitos optem por lugares como os Estados Unidos e o Caribe

Para quem vai viajar no final do ano e deseja economizar na hora de comprar o pacote turístico, a sugestão é adquiri-lo com meses de antecedência, pois quanto mais próximo do dia escolhido, mais caras são as passagens e as reservas de hotéis. A recomendação é da empresária Luciana Costa, proprietária de uma agência de viagens na Capital.
Seja para destinos nacionais ou internacionais, a orientação é comprar o pacote o mais cedo possível. “Quando se deixa para comprar as passagens em cima da hora, os preços são mais elevados. Para fazer uma viagem que não pese tanto no bolso, a recomendação é começar a pagar seis meses antes da data escolhida”, aconselhou.
Conforme Luciana, os destinos mais escolhidos pelos roraimenses são os internacionais. “Os pacotes nacionais e os internacionais estão praticamente na mesma média de preço. Em alguns casos, viajar para outros países fica até mais em conta. Então, a maioria dos clientes acaba optando por lugares como os Estados Unidos e o Caribe”, disse.
A servidora pública Marta Linhares prefere os destinos internacionais não apenas pelo preço das passagens aéreas. “Geralmente, os equipamentos eletrônicos são mais baratos no exterior do que no Brasil, pois pagamos uma carga tributária absurda. Então, prefiro viajar para os Estados Unidos, pois acabo conhecendo outros lugares e outras culturas e também compro celulares e videogames para os meus netos”, disse.
A empresária destacou que, apesar de os destinos internacionais serem os mais procurados, o litoral brasileiro ainda é a opção de muitos clientes da agência. “O brasileiro gosta de passar férias em locais tropicais. Os destinos mais procurados são as cidades com praias. No exterior, eles preferem o Caribe. Já no Brasil, cidades nordestinas”, disse.
O servidor público Carlos Oliveira viaja todos os anos com a família para o Ceará a fim de visitar familiares e aproveitar as férias. “Não vejo vantagem em gastar uma fortuna para conhecer outros países quando o Brasil está cheio de pontos turísticos. Prefiro conhecer o meu país”, comentou.