O prazo de encerramento da campanha de vacinação contra a gripe será esta sexta-feira, dia 31, entretanto o Ministério da Saúde (MS) já adiantou que deverá prorrogar o prazo por mais alguns dias.
Em Roraima, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), 79,67% do público-alvo já foi imunizado contra o vírus da influenza, o que corresponde a 154.328 doses aplicadas. A pasta não descarta prorrogar a campanha, aguardando apenas o posicionamento oficial do governo federal.
O município de Caroebe é o único que completou a sua cobertura vacinal, atingindo dos 100% de doses aplicadas. Em seguida aparecem as cidades de Amajari (92%) e Caracaraí (91%). A capital Boa Vista está com 75% de cobertura vacinal concluída.
Já os municípios com pior desempenho são Mucajaí, São Luiz e Rorainópolis, com 71%, 62% e 58% respectivamente.
Confira o quadro de vacina por município:
Usuários dizem que esquecem de tomar vacina
A baixa procura pela vacina contra gripe pode ser atribuída a esquecimento, é o caso da aposentada Ray de Jesus, 76. Ela disse que não estava se lembrando de tomar a vacina. “Estava indo ao posto buscar remédios quando fui abordada por um agente de saúde, que perguntou se já tinha me vacinado. Foi quando lembrei que tinha esquecido”, disse.
E quando o assunto é o índice individual de cada grupo prioritário, as crianças que estão na faixa etária de seis meses e menores de seis anos apresentam um dos menores índices de cobertura, com 66,84% do público alcançado.
Para garantir que o grupo das crianças seja imunizado, a estratégia utilizada pela prefeitura é levar a vacina às escolas e creches contando sempre com o apoio dos pais e responsáveis, que devem autorizar a vacinação.
Confira o quadro de vacinas por grupos prioritários
Boa Vista acredita que vai atingir a meta
A Prefeitura Municipal de Boa Vista informou que as equipes de imunização têm buscado imunizar o maior número possível das pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que são o foco da vacinação e assim atingir a meta que é vacinar 90% do público alvo da campanha.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que até o momento já foram aplicadas mais de 59 mil doses, o que equivale a uma cobertura geral de 71,74%.
A Prefeitura informou que no dia D de vacinação, que ocorreu dia 4 de maio nacionalmente, foram imunizadas mais de 4 mil pessoas dos grupos prioritários.