Cotidiano

RR diminuiu em 47,5% número de assassinatos no 1° bimestre de 2020

A Secretaria de Segurança Pública credita a redução ao pacto firmado entre Policia Civil, Militar e demais instituições

Após ser considerado o estado com o maior índice de assassinatos, Roraima conseguiu reduzir estes números e hoje, apresenta uma das menores taxas do país, segundo a Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp).

O período utilizado para a comparação foi entre os meses de janeiro e fevereiro. Em 2019, houve o registro de 40 assassinatos, contra 21 no primeiro bimestre deste ano. Uma redução de 47,5%.

Roraima terminou 2018 com 348 crimes violentos letais intencionais, ou 66,6 mortes para 100 mil habitantes. A média nacional era de 27,5 por 100 mil e a ONU considera epidêmicos valores acima de 10 por 100 mil.

Estes dados foram apresentados no 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Eles, inclusive, também serviram como base para um pedido de auditoria na Sesp em setembro do ano passado. A solicitação foi feita pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR).

À época, o coronel Olivan Pereira Melo Junior, titular da Sesp, chegou a dizer que desejava a auditoria mas questionou o fato de ter sido nomeado no pedido, visto que os dados utilizados como fundamento da petição, são anteriores à sua posse.

À Folha BV, o secretário acredita que a redução dos números é resultado da política de combate à criminalidade, que surgiu por meio do pacto firmado entre todas as instituições de segurança do estado.

“Vale ressaltar que essas políticas públicas não seriam efetivas sem a participação providencial da Policia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a integração muito bem ajustada com a Força Nacional, Força de Intervenção Penitenciária, Polícia Federal e com o Exército Brasileiro, atuando não só na capital mas também nas regiões de fronteiras”, disse o secretário. A pesquisa foi realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e G1.