Refresh

This website www.folhabv.com.br/cotidiano/rr-foi-um-dos-maiores-produtores-de-pescado-nativo-em-2018/ is currently offline. Cloudflare's Always Online™ shows a snapshot of this web page from the Internet Archive's Wayback Machine. To check for the live version, click Refresh.

Cotidiano

RR foi um dos maiores produtores de pescado nativo em 2018

Informações são da Associação Brasileira da Piscicultura e aponta o Estado no ranking dos maiores produtores de peixe do País

Clima favorável e cultura regional de consumo de peixes são os principais fatores que contribuíram para que Roraima se tornasse um dos maiores produtores de tambaqui e pirarucu, pescados nativos do Brasil. As informações são da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) com dados referentes a 2018.

A Folha conversou com o coordenador do Setor de Piscicultura da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Marlon Maia, para confirmar os dados referentes ao Estado. De acordo com ele, foram cerca de R$ 66 milhões que movimentaram a economia roraimense somente no ano passado. Roraima tem o Amazonas como principal comprador dos pescados. 

“Enviamos cerca de 7.500 toneladas para Manaus e deixamos uma porcentagem para ser comercializada em Roraima,” disse. 

Ainda de acordo com Maia, a principal produção de peixe do Estado é de tambaqui, com 98,4%, seguido do matrinxã, com 1,6%. Também são produzidos tilápia e pirarucu, mas esse último apresenta dificuldades para ser vendido em Roraima. 

“Há um problema de gosto culinário no Estado. São poucas as pessoas que sabem ou querem preparar o pirarucu, o que faz o consumo ser mais baixo,” explicou.

As principais produções de peixe em Roraima são feitas por comunidades indígenas, agricultura familiar e setor empresarial com pequeno, médio e grande produtor. São 1.131 agricultores catalogados pela Secretaria de Agricultura. 

“A maioria dos piscicultores são da agricultura familiar e comunidades indígenas, com 68% de representação no setor. O curioso é que são os que apresentam área menor que 10% para produzirem,” destacou Maia.

SEMANA SANTA – A Semana Santa dos piscicultores começou na quarta-feira da semana passada e vai até hoje, 16, com a realização da pesca. O “Caminhão do Peixe” está rodando bairros de Boa Vista até sexta-feira, 19, com cerca de 20 toneladas de pescado com preços em conta. A estimativa é atender seis mil pessoas e garantir uma Páscoa com fartura de peixes na mesa do boa-vistense.