Em busca de reforçar o monitoramento da COVID-19, o Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) irão realizar testagem em massa da população.
Serão realizados 120 mil testes rápidos na capital e no interior. O trabalho inicia essa semana com a testagem dos servidores públicos que atuam na rede estadual.
Para essa ação, o Governo de Roraima iniciou a aquisição total de 240 mil unidades de testes rápidos, que serão entregues de forma gradativa à Sesau.
A aquisição foi realizada por meio de pregão eletrônico. O investimento é de R$ 4.019.265,60, oriundos de recursos do Plano de Enfrentamento da doença no Estado.
A equipe técnica da CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) possibilitou a aquisição dos itens pelo valor unitário de R$ 16,80, um dos menores preços de mercado no País atualmente.
Segundo o secretário de saúde, Marcelo Lopes, durante o trâmite administrativo o foco foi a realização de uma compra eficiente e célere, atendendo aos princípios da administração pública e à urgência que a demanda de testagem exige.
“Seguindo a recomendação do governador Antonio Denarium, tivemos todo o cuidado de levantar os preços, pesquisar as empresas, verificar as especificações de cada teste ofertado no mercado, bem como avaliar os percentuais de sensibilidade e especificidade, que determinam a eficácia do teste, e só depois de todo esse levantamento criterioso efetivamos a compra”, esclareceu Marcelo Lopes.
O teste adquirido da marca Wama está entre as principais marcas do mercado farmacêutico, com índice de sensibilidade e especificidade para segurança do resultado acima de 90%, aprovado pela Anvisa. “O objetivo é iniciar o trabalho o quanto antes e, com isso, ampliarmos a capacidade de testagem que é fundamental para sabermos o índice de transmissão da doença em Roraima e para isso essa testagem em massa é fundamental”, complementou o secretário.
PROGRAMAÇÃO – A testagem iniciará nesta quinta-feira, 27, para os servidores de todas as todas as 24 unidades de saúde estaduais, a partir 9h. As ações seguem até o dia 30. Após essa primeira etapa, será mantida a programação que inclui ações na capital e no interior.
“Nosso objetivo é testar também todos os alunos antes de voltarem para a sala de aula, quando for definido o retorno. Esse é um compromisso do Governo de Roraima, que tem se dedicado e trabalhado para vencer a pandemia, e a Sesau tem feito o seu papel com foco nas metas para concretizar as ações e mudar a realidade das pessoas para melhor”, destacou o secretário.