Começa hoje, pela primeira vez em Roraima, o 5º Fórum Multilateral de Negócios no Mercosul. Durante a programação, que se estende até amanhã, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, no Centro, serão debatidos, em formato de seminário, temas que abrangem os setores que envolvem o Comércio Exterior, como o Agronegócio, Segurança nas Fronteiras e o Turismo. São convidados representantes dos estados da Região Norte, além dos países que compõem o Mercosul, como o Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela.
As discussões serão divididas em seis painéis. O Governo do Estado estará presente em cinco. Essas divisões irão funcionar como uma mesa-redonda. O Estado irá participar dos debates sobre Agronegócio, Integração Científica, Integração Fronteiriça, Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas na Tríplice Fronteira e Integração Turística e Cultural.
O titular da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Alexandre Henklain, irá participar do segundo painel, que trata do Agronegócio. “Iremos falar sobre a importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento do Estado. Iremos apontar as dificuldades enfrentadas pelo setor e elaborar sugestões para que elas possam ser sanadas”, disse.
O secretário adjunto de Fazenda, Shiská Palamitshchece, irá participar do Painel da Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas na Tríplice Fronteira. “Roraima está em um local estratégico, pois faz fronteira com dois países. Se aproveitarmos essa situação da maneira adequada, poderemos expandir o nosso mercado para outros países e desenvolver a nossa economia”, frisou.
As propostas, sugestões e soluções debatidas em todos os painéis irão fazer parte de uma carta que será entregue ao Governo Federal e aos demais países que compõem o Mercosul. “Sediar esse evento coloca Roraima em uma situação de destaque. Essa é uma excelente oportunidade para divulgarmos nosso trabalho e buscar parcerias e investimentos”, declarou Palamitshchece.
O evento, de proporções internacionais, contará com a presença de autoridades governamentais, empresariais, imprensa, associações e entidades do terceiro setor, nos mesmos moldes das edições anteriores, realizadas nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, em Recife, Salvador, Belém e Manaus, respectivamente.