Cotidiano

RR sedia encontro nacional de fiscais

Pacote Antissonegação é um dos temas debatidos durante a 172ª reunião do Conselho Deliberativo da Fenafisco

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) está promovendo, em Boa Vista, a 172ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, que iniciou e será finalizada hoje, no Aipana Plaza Hotel. O evento conta com a presença de dirigentes do fisco de todo o Brasil.

Um dos destaques da reunião são as possíveis medidas a serem tomadas para melhor instrumentalizar o combate à sonegação fiscal, chamado de Pacote Antissonegação. “Será um conjunto de medidas propostas pela Fenafisco para combater a sonegação de imposto no Brasil”, disse o vice-presidente da Fenafisco, João Marcos de Souza.

Segundo ele, há inúmeros casos de corrupção no País, com denúncias de desvio de bilhões de reais. “Estudos indicam que a sonegação no Brasil, somente na esfera federal, seria sete vezes maior do que todo o dinheiro desviado por corrupção, cerca de R$ 500 bilhões”, disse o vice-presidente, acrescentando que a sonegação alimenta a corrupção. “Por isso, é importante combatê-la”, complementou.

Souza disse que a Fenafisco está estudando medidas para serem propostas aos governos estaduais para ter maior efetividade na fiscalização. “Dentre elas, existe a criação da Lei Orgânica Nacional, que impõe uma série de prerrogativas que o fisco pode ter, inclusive a de autonomia. Dessa forma, poderá realizar o trabalho sem gerência de terceiros, sabendo que as administrações tributárias, seja no nível federal, estadual ou municipal, são compostas por indicação política, o que logicamente acaba sendo uma interferência”, frisou.

Ele disse que os assuntos abordados na reunião também tratam de ações coorporativas dos próprios sindicatos, da federação e da sociedade. “É um evento muito importante, pois muitas das discussões são relacionadas a questões que afligem a nossa população e que podem trazer resultados na vida das pessoas”, destacou.

A presidente do Sindicato dos Fiscais de Tributos do Estado de Roraima (Sinfiter), Geize Diógenes, disse que a reunião é uma colaboração para Roraima. “A vinda de representantes de todos os estados do País é muito positiva para nós. É uma integração e um aprendizado único. Esperamos aprender e atuar de maneira correta para que possamos crescer socioeconomicamente”, comentou. (B.B)