Cotidiano

RR tem 194 casos de dengue confirmados

Embora o número de casos da doença tenha aumentado no Brasil, estatística mostra que houve redução em Roraima

Nos primeiros três meses de 2015, foram registradas 450 notificações de suspeita de dengue em Roraima, mas o número confirmado da doença é de 194 casos. De acordo com a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde do Estado, Ana Guth, o número foi menor que o registrado no mesmo período do ano de 2014, que foi de 499 notificações e 205 casos confirmados.
Segundo a coordenadora, apesar de os casos de dengue terem aumentado consideravelmente no Brasil, com maior incidência nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do País, Roraima não vive uma epidemia. A doença vem sendo combatida no interior do Estado e na Capital e está sob controle. Conforme os dados da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, o município com maior incidência é Boa vista, com 44 casos, seguido por Rorainópolis, no Sul, que registrou 36 casos; e Bonfim, a Leste, com 11 casos. Não houve mortes causadas pela doença.
Embora esteja sob controle, é importante que a população não descanse e continue tomando os cuidados necessários para a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue e também da febre chikungunya.  “É importante que a população adote alguns cuidados, como, por exemplo, evitar juntar lixo nos quintais, estar atenta a possíveis criadouros do mosquito, como caixas d’água abertas ou mal tampadas, calhas entupidas e pratos de vasos de plantas, pois basta apenas uma residência com foco para contaminar o bairro todo”, enfatizou Ana Guth.
A prevenção ainda é a melhor forma de combate, por isso é importante que a sociedade permita a entrada dos agentes de combates a endemias nas residências. Conforme a coordenadora, a forte estiagem em Roraima tem favorecido o controle da proliferação do Aedes aegypti. Porém, os ovos do mosquito resistem ao calor e eclodem em contato com a água. Por consequência, ocorre a proliferação do mosquito. Ou seja, ainda que não esteja chovendo, os ovos sobrevivem. Por causa da proximidade do inverno, é indispensável que a população continue com as precauções.
PREVENÇÃO – Existem algumas dicas de combate ao mosquito da dengue, como colocar sal ou água sanitária nas calhas, que é uma medida alternativa. As calhas devem ainda estar limpas, livres de folhas ou outros objetos. Tomar água mineral ou usá-la em vasos de plantas não evita a dengue. O mosquito põe ovos em água de PH mais ou menos neutro, ou seja, em água limpa, parada ou de chuvas. (JM)