Cotidiano

RR terá de qualificar 8 mil trabalhadores em profissões industriais 

Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do Senai, áreas de energia e informática demandarão técnicos capacitados em quatro anos

O estado de Roraima terá de qualificar 8.667 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgados nesta segunda-feira (30).

Segundo a gerente educacional do Senai, em Roraima, Jamile Vasconcelos, além dos setores de energia e informática, uma área que terá bastante demanda nos próximos anos no estado é a de construção civil. Com a construção de termelétricas, diversas empresas já procuraram o órgão para fechar parcerias de capacitação de funcionários. Jamile contou que apenas uma empresa, que ainda está em negociação com a instituição, pretende contratar pelo menos 1.200 pessoas.

“É importante os jovens se qualificarem e pensarem no futuro, porque a gente tem visto que está cada vez mais difícil ingressar no mercado. Quando você tem qualificação profissional, você tem um diferencial e sai na frente para conseguir uma vaga de emprego. As empresas que nos procuram sempre querem pessoas qualificadas e que se destaquem no curso”, apontou Jamile.

O setor de energia e telecomunicações que lidera a demanda para os próximos quatro anos, vai precisar de 566 novos profissionais. Além da área de informática, que demandará 473.

Qualificação profissional

O Mapa do Trabalho Industrial mostra que entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados estão as de trabalhadores de instalações elétricas (197); e padeiros, confeiteiros e afins (175).

(Arte: Sabrine Cruz e Italo Novais/Agência do Rádio Mais)

Já a demanda por capacitação de profissionais com formação técnica em Roraima será maior nas áreas de energia e telecomunicações; informática; transversais; metalmecânica e construção. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção. 

((Arte: Sabrine Cruz e Italo Novais/Agência do Rádio Mais))

Os jovens que tiverem interesse em uma dessas áreas podem acessar o site rr.senai.br ou comparecer a uma das unidades do SENAI no estado. Mais informações podem consultadas pelo telefone (95) 2121-5050. (Fonte Agencia do Rádio)