Especialistas afirmam que é importante incentivar os bebês e as crianças a brincar. As crianças imitam a realidade por meio de jogos para desenvolver e descobrir coisas novas, novas visões e até novas habilidades. Um jogo muito importante nesta fase é a narrativa e a explicação.
“Através das brincadeiras que é estimulado as crianças a conhecer cores, formas, nomes, regras, tamanho, entre outras coisas. Para a neurociência é na primeira infância até os três anos de idade que são armazenadas as informações que serão importantes para o resto da vida. Por isso na primeira infância é tão importante que nós estimulemos as crianças a brincarem”, explica a psicopedagoga Graciela Ziebert.
Ela ressalta também que as brincadeiras ajudam em atividades cognitivas e movimentos motores.
“O pegar do brinquedo ajuda futuramente a coordenação motora, e vai preparar a crianças pra uma escrita melhor. As atividades cognitivas de encaixe vão preparar e estimular a criança para funções que ela vai levar para vida inteira”, afirma a psicopedagoga.
A psicopedagoga conclui dizendo que todo processo desenvolvido na infância ajuda nas habilidades ao se tornar adulto.
“As brincadeiras na infância desenvolvem habilidades fundamentais no processo da vida adulta. E quanto mais a criança for estimulada melhor serão suas habilidades no futuro”, completou Graciela.