Todo ano é a mesma coisa. Dezembro vai chegando ao fim e as pessoas começam a fazer um balanço dos últimos doze meses para avaliar o cumprimento de metas e o que ficou para depois. Não raro, a lista de pendências é mais extensa do que a lista de realizações e as metas inadiáveis são “empurradas com a barriga” rumo ao ano seguinte.
Não é segredo que um bom planejamento pode resolver este problema e transformar dezembro em um mês tranquilo de balanços positivos e planos sequenciais para o ano que se aproxima. Entretanto, como começar este planejamento e transformá-lo em um plano eficaz para ser executado nos meses seguintes ainda é um desafio para muitos.
Por esse motivo, DINHEIRO resolveu dar uma “mãozinha” e conversou com alguns especialistas renomados na área de coach para dar dicas àqueles que pretendem chegar mais perto da realização de seus objetivos. Segundo eles, esta é a melhor época do ano para começar a tirar os sonhos do plano das ideias. Afinal, onde você quer estar no final de 2015?
Planejamento Conforme os especialistas, um passo essencial para planejar o próximo ano é definir o que se quer, ou seja, a sua visão de futuro. “Portanto, comece reservando um tempo para refletir e para criar uma cena de seu futuro ao final de 2015”, ensina uma das profissionais da área de carreira executiva, Vera Larrat. Algumas das perguntas que podem ajudar a elucidar a questão do objetivos são: onde você quer estar? Deseja seguir na mesma profissão e busca especializar-se em alguma área específica? Almeja ser promovido? Ou gostaria de empreender e abrir o próprio negócio? “Independente do seu momento na carreira, definir o que se quer sempre vem em primeiro lugar”, continua.
Autoconhecimento
Após definida a visão e antes de iniciar o plano de ação é recomendado um exercício de autoconhecimento. Você se conhece? Poderia descrever suas três maiores qualidades como profissional? O que o diferencia dos demais e o que te torna único? E onde você reconhece que precisa melhorar? Essas são algumas perguntas que podem ajudar o indivíduo a reconhecer suas competências para, enfim, dar início ao planejamento de metas para o ano que se inicia.
Fonte: Acritica
Cotidiano
Saiba como atingir as metas traçadas para 2015
A diferença entre os que vão atingir seus objetivos e os que vão ficar só na vontade pode ser resumida em fatores como planejamento, disciplina e foco