Cotidiano

Saiba como curtir as delícias da Páscoa sem fugir da dieta

Comer alguma fruta antes de se deliciar com o chocolate do ovo de Páscoa ajuda a diminuir a absorção da gordura pelo organismo. Veja mais dicas da especialista em obesidade e emagrecimento

Uma das comemorações mais ‘deliciosa’ do ano está chegando. E para quem está seguindo disciplinadamente uma dieta, morre de medo de colocar todo o sacrifício a perder com as tentações e delícias tão comuns dessa época.

E pra quem é apaixonada por chocolate ou não dispensa um doce é ainda pior passar pela Páscoa sem cair em tentação. Mas será que é possível consumir essas delícias sem furar a dieta? A nutricionista Talita Nascimento, especialista em Obesidade e Emagrecimento, afirma que sim e dar dicas preciosas.

Mas antes disso, a especialista lembra os cuidados com o consumo excessivo do chocolate, a grande atração dos ovos de Páscoa. “O consumo de chocolate pode elevar na corrente sanguínea os níveis de serotonina e endorfina, que são os neurotransmissores responsáveis por provocar uma sensação relaxante e de bem-estar. Por isso se torna dependente para quem é fã de doce. Porém, por outro lado, podem causar outros efeitos nocivos se consumidos em excesso”, inicia.

Ela explica que os chocolates possuem gorduras saturadas do leite, altos índices de açúcar e a gordura vegetal hidrogenada, a que é utilizada nos ovos de Páscoa e que aumentam muito o poder calórico do chocolate. Tudo isso junto, segundo ela, pode aumentar o risco de as pessoas desenvolver doenças cardiovasculares, além do que o alto índice de açúcar faz aumentar também o açúcar no sangue.

Já quanto a passar pelo período mais doce do ano sem arruinar a dieta, a nutricionista afirma que nem tudo está perdido. “Por isso moderação é a palavra chave para qualquer dieta. A gente pode utilizar o comércio a favor da nossa saúde! Mas lembre-se que jacar nessa época não é recomendado”, ressalta.

Veja algumas dicas que a especialista deu para aproveitar a páscoa sem extrapolar na dieta:

1 – Coma aos pouquinhos: Assim que ganhar os ovos, quebre-os em pedaços menores, e guarde os pedaços no armário ou no freezer. Dessa forma, fica mais fácil degustá-los ao longo da semana sem exagerar na dose, podendo ser utilizado como sobremesa ou até mesmo nos lanches intermediários, mas não se esqueça da MODERAÇÃO!

2 – Equilibre as refeições: Se você sabe que vai abusar do chocolate, corte os excessos das outras refeições. Deixe a manteiga do café da manhã de lado, não coma arroz ou batata na hora do almoço e assim por diante, colocando em prática assim a compensação.

3 – Corte as outras besteiras: Não abuse do álcool, das frituras e dos salgados gordurosos como as pizzas, carnes muito gordurosas neste período já que você estará consumindo o chocolate com mais freqüência.

4 – Aposte nas frutas: Sempre coma antes do chocolate pedaços de maçã, pêra ou laranja. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo. Assim a digestão fica muito mais facilitada.

5 – Consuma depois do almoço: Evite comer o chocolate de estômago vazio, pois a absorção de açúcares e gordura é maior em jejum. O recomendado é consumi-lo depois do almoço ou no lanche da tarde.          

6 – Não esqueça da atividade física: Procure fazer sua atividade física com mais freqüência durante essa semana. Isso acelera e muito o seu metabolismo.

7 – Opte pelos saudáveis: Prefira chocolate com 60% a 70% de cacau, pois contêm menos gordura e mais polifenóis (ativos funcionais), que atuam na saúde do coração, aumentando o HDL (bom colesterol).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.