Cotidiano

Saiba o que fazer se tiver eletrodoméstico queimado por queda de energia

Pessoas prejudicadas têm direito ao ressarcimento pelos danos, diz resolução da Anel

Os moradores do Estado de Roraima são surpreendidos, quase sempre, com a suspensão no fornecimento de energia. Só na capital, Boa Vista, há relatos de vários apagões registrados em diversos bairros e, por vezes, com o desligamento geral da energia. Os apagões afetam os semáforos, a internet e, principalmente, os eletrodomésticos dos consumidores ocasionando, frequentemente, a queima de aparelhos. Mas, o que fazer quando esse problema acontecer?

A secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, Sabrina Tricot, explica que os consumidores que se sentirem prejudicados, com a queima de aparelhos elétricos e/ou eletrônicos, devem, primeiramente, requerer seus direitos junto à concessionária de energia elétrica, pois, tanto a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) quanto o Código de Defesa do Consumidor, estabelecem a reparação.

O primeiro passo é ligar para o 0800 da empresa (no caso, a Roraima Energia – 0800 70 19), para agendar a visita de um técnico da concessionária, a fim de verificar o problema causado pela queda de energia e para elaborar um laudo técnico. Quando se tratar de equipamento essencial, como uma geladeira, a visita deve ser no prazo de 24h, segundo a resolução da Aneel.

Ao confirmar a avaria do equipamento, a concessionária de energia tem 15 dias para dar uma resposta ao consumidor e mais 20 dias para atender a forma escolhida pelo consumidor para ser ressarcido, seja para ter o aparelho consertado, trocado ou receber o valor equivalente ao produto.

Se o consumidor não concordar com a resposta da concessionária poderá, ainda, recorrer à Ouvidoria da própria empresa, abrir uma reclamação nos Procons ou ingressar judicialmente visando a garantia dos seus direitos.

A Secretária ressaltou que a concessionária de energia em Roraima vem informando anteriormente sobre os possíveis apagões, que são causados pelo desligamento da Usina Termoelétrica Jaguatirica, onde acontecem testes no sistema.

Vale lembrar que o Estado de Roraima é o único do país que não é interligado ao Sistema Nacional (SIN). Por longos anos, o Estado dependeu do fornecimento de energia da Venezuela. O País vizinho parou de enviar energia em março de 2019, e desde então, a energia de Roraima é produzida por termoelétricas.

Atualmente, apenas duas turbinas da Usina Termoelétrica de Jaguatirica II estão em operação e ajudam a reduzir o consumo da usina termelétrica do Monte Cristo, que funciona a óleo diesel.

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá solicitá-las pelos meios de atendimentos virtuais do PROCON MUNICIPAL, e-mail [email protected] , no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista http://portalcidadao.prefeitura.boavista.br/ aba Direito do Consumidor ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-4441, no período de 8h às 14h ou pelo atendimento presencial na sede do PROCON BOA VISTA.

O PROCON Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Avenida dos Imigrantes n.º 1612, bairro Buritis – 1º andar. O atendimento presencial encontra-se normalizado. O consumidor também pode agendar seu atendimento presencial via Portal cidadão da Prefeitura Municipal de Boa Vista.