Cotidiano

Saiba os serviços que funcionarão durante o feriado

Nesta quarta-feira, 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra, e por isso alguns serviços públicos não estarão funcionando

Nesta quarta-feira, 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra, e por isso alguns serviços públicos não estarão funcionando. Saiba os serviços estaduais e municipais que serão mantidos.

A Prefeitura de Boa Vista informou que serão mantidos apenas os serviços essenciais, como: coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.

TRANSPORTE PÚBLICO – Durante a quarta-feira os ônibus circularão com 85% da frota, das 6h até as 00h. E o táxi lotação vai funcionar das 8h ao meio dia com 100% da frota.

A prefeitura destacou que os serviços municipais voltarão ao normal na próxima quinta-feira, 21.

Sobre as instituições estaduais, o Governo do Estado informou que:

SAÚDE – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o PAAR (Pronto Atendimento Airton Rocha), PSFE (Pronto Socorro Francisco Elesbão), HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente.

As unidades de saúde do Interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade.

A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriado.

EDUCAÇÃO – Conforme Calendário Escolar não haverá aulas nas escolas da Capital e interior. Porém, para as escolas indígenas, haverá aula normalmente em cumprimento ao Calendário Escolar Indígena.  

BOMBEIROS – Corpo de Bombeiros Militar de Roraima  informa que vai reforçar seu efetivo operacional nesta neste feriado. Serão empregados mais de 90 bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e mergulho.

 Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois Caminhões da Companhia de Combate a Incêndio com capacidade para 10 mil litros d’água cada; uma ambulância de Resgate Urbano a Acidentados.

O serviço diário também contará com uma viatura da Companhia de Busca e Salvamento e uma Guarnição de Combate a Incêndio Florestal para atender as ocorrências de incêndio em vegetação.

Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.

Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

POLÍCIA MILITAR – Além do policiamento ostensivo e preventivo 24 horas, realiza a “Operação Saturação” diariamente, na Capital, em locais estatisticamente classificados com maiores demandas de ocorrências policiais, e no interior do Estado será realizada a “Operação Impacto” abrangendo as Vilas e Vicinais.

POLÍCIA CIVIL – O atendimento será concentrado na Central de Flagrantes, que funciona na sede do 5º DP (Distrito Policial) localizada na Rua Parque Industrial, S/N, Bairro Distrito Industrial.

 Ressalta que os boletins de ocorrência podem ser registrados normalmente em qualquer distrito policial que esteja localizado nas proximidades da casa do cidadão, que precise dos serviços policiais.

Os casos de registros de Boletim de Ocorrência que trate de violência doméstica devem ser registrados na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) localizada na Casa da Mulher Brasileira, à Rua Uraricuera esquina com a Rua Maú, s/nº, no Bairro São Vicente, pela entrada Lateral.

Os casos mais graves, que necessitem de expedição de guia pericial ou que resultem em APF (Auto de Prisão em Flagrante) ou em TCO (Termo Circunstancia de Ocorrência) e, ainda MPU (Medida Protetiva de Urgência) devem ser encaminhados à Central de Flagrantes.

A Polícia Civil oferece mais uma alternativa ao cidadão, que é o registro de Boletim de Ocorrência pela Delegacia Online, por meio do site da Polícia Civil no endereço www.pc.rr.gov.br. 

CAER A Companhia informa que o serviço de Call Center (0800.2809520) funcionará normalmente, das 7h às 18h e haverá regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias.