A euforia do carnaval combinada com excesso de álcool muitas vezes favorece acidentes em todas as partes do país. Por isso, é importante que os bancos de sangue estejam abastecidos durante esse período.
É o que explica o coordenador geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, João Paulo Baccara.
“Geralmente na véspera de grandes festas, existe uma queda significativa da procura pelas doações de sangue. As pessoas deixam de procurar os hemocentros, porque estão envolvidas, às vezes buscando festas, etc, e existe um aumento das demandas pela doação de sangue, uma vez que, as pessoas às vezes abusam, têm grandes acidentes, existe uma grande mobilidade nessa época. Então nós temos dois problemas sérios: primeiro é a queda das doações de sangue e o segundo é a procura pelas transfusões”.
Baccara explica ainda quem pode ser doador.
“Toda pessoa sadia, com boa saúde, de 16 aos 69 anos, com peso acima de 50 quilos e que tenha consciência de que sua doação não poderá acarretar algum dano a outras pessoas, ela está habilitada a fazer a doação. Ela deve procurar um hemocentro e proceder todos os atos inerentes a uma doação de sangue para que esse sangue então tenha assegurado a qualidade. É um ato totalmente seguro”.
Para saber mais sobre doação de sangue, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.
Fonte: Agência do Rádio