Saiba quais os alimentos mais fáceis de serem 'falsificados' no mercado

Azeite de oliva é um dos produtos mais 'falsificados'

Para identificar o produto original é preciso atenção no rótulo e no preço (Foto Raisa Carvalho)
Para identificar o produto original é preciso atenção no rótulo e no preço (Foto Raisa Carvalho)

Na hora de fazer as compras no supermercado, colocamos produtos no carrinho às vezes sem muita atenção e acabamos levando um item parecido com aquele que queríamos comprar. Muitas empresas ‘falsificam’ os produtos por materiais semelhantes, para enganar o consumidor e fazer a venda ficar mais fácil.
Confira agora uma lista dos alimentos que são mais ‘falsificados’ e como identificar:

  1. Leite condensado
    Hoje em dia para fazer a compra do leite condensado natural é preciso ficar atento com o produto. Muitas empresas vendem uma mistura láctea que contém normalmente o leite misturado com gordura vegetal, açúcar, amido de milho e soro de leite. Para identificar o produto original é preciso olhar o rótulo. O leite condensado é feito apenas de açúcar e leite.
  2. Café
    Você sabia que muitos dos cafés em pó são feitos com outros ingredientes e não só café? Uma pesquisa feita em 2013 apontou que pacientes com doença celíaca estavam apresentando sinais de enxaqueca mesmo em uma dieta sem glúten nos Estados Unidos. Um levantamento em laboratório apontou que o café instantâneo possuía sinais de cevada e trigo. Uma forma de evitar o problema é comprar os grãos e moer em casa.
  3. Azeite
    Outro item que é normalmente ‘falsificado’ é o azeite de oliva. Muitas empresas produzem um item chamado ‘óleo composto’ de soja e oliva, que nada mais é do que um óleo de soja com uma pequena adição de azeite. Para identificar o produto original é preciso atenção no rótulo e no preço. O azeite de oliva costuma ser bem mais caro no mercado.
  4. Chá
    Outro produto que pode ser ‘falsificado’ é o chá em saquinho. Isso porque muitas empresas podem triturar não só a planta, folhas secas ou as sementes, mas galhos inteiros para render mais produto e economizar tempo e dinheiro. Uma forma de identificar é adicionando limão junto da água quente. Se a bebida fizer bolhas, é sinal de caules e galhos no produto.
  5. Mel
    Outro item que pode ser falsificado com frequência é o mel de abelha. Muitos produtores têm tentado vender o xarope de milho como se fosse mel. Inclusive, agricultores em Belo Horizonte foram autuados nos anos 2010 por esse problema. Para identificar o produto real, é preciso ter atenção com os dados de fabricação no rótulo da embalagem.

Leia a Folha Impressa de hoje