O médico clínico geral é o especialista que atua na linha de frente pela saúde e qualidade de vida da população, ele é capacitado para oferecer atendimento aos pacientes sendo responsável por diagnosticar doenças, desde as mais simples até as mais complexas.
Por possuir visão global do organismo humano, o clínico geral é o médico que faz uma avaliação primária e de forma integrada dos sintomas do paciente, estabelecendo quais as possíveis causas para estes sintomas.
No dia 16 de março comemora-se o Dia do Clínico, uma homenagem à especialidade com o maior número de médicos titulados no Brasil.
O clínico geral Francisco Farias comenta sobre a importância da sua especialidade na vida da população e diz que, na maioria das vezes, o clínico é o primeiro a ser procurado pelo paciente.
“Quando um paciente com um problema de dor de cabeça chega ao consultório, ele pensa que é um problema neurológico. Então, ouvir o paciente nos auxilia a tirar conclusões, através disso, solicitarmos exames ou o encaminhamos a um especialista se for necessário”, explica.
O profissional complementa que o conhecimento médico auxilia em um diagnostico antes do resultado de exames laboratoriais. “O profissional discute com o paciente as queixas que ele traz”, diz.
Ele ainda alerta que em tempos de pandemia, o clínico tem uma função importante no auxílio aos pacientes que confundem os seus sintomas com o da Covid-19 antes de procurar o médico.
“Mesmo com a covid, as pessoas continuam a ter outros problemas de saúde como hipertensão e diabetes”, ressalta.
Segundo ele, o clínico auxilia no tratamento do paciente podendo até tratá-lo, sem ter a necessidade uma intervenção de um médico especialista.
“Uma hipertensão, por exemplo, pode ser verificada pelo clínico, ele consulta a causa da doença seja por fator hereditário, fator covid, emocional ou de alimentação”
Farias ainda destaca que o aprendizado adquirido pelo médico é por conta da rotina diária, atendendo a diversos pacientes com distintos diagnósticos.
“A nossa intenção é sempre dar o nosso melhor ao nosso paciente, principalmente em tempos de pandemia. O médico utiliza todo o seu conhecimento adquirido com a medicina”, comenta.