A escova ideal deve ter cerdas macias para limpar suavemente os dentes e não agredir nem machucar as gengivas, porém, é preciso ficar atendo ao período de uso. De acordo com a cirurgiã-dentista Tayna Cruz, o prazo ideal é de três meses.
Os restos de alimentos nas cerdas, a umidade do banheiro, a luz natural do ambiente e a temperatura podem resultar em uma receita perfeita para a multiplicação de fungos, fungos germes e bactérias. Daí a necessidade de se estabelecer um ciclo tão curto para o acessório.
O motivo mais conhecido para a troca é o desgaste. Muita gente permanece até seis meses com uma escova de dente. A especialista explica que após esse período as cerdas ficam danificadas cada vez mais rápido:
“Se a pessoa observar as cerdas danificadas ou desfiadas, deve-se realizar a troca imediatamente”.
Outro fator que deve ser observado na substituição da escova é o tamanho da cabeça da escova, que “deve ser pequena para limpar todos os dentes especialmente os do fundo da boca e aqueles mais difíceis de alcançar” explica.
A força excessiva durante a escovação também deve ser motivo de preocupação: “É preciso ter muita atenção quando isso ocorre, pois o atrito excessivo pode causar prejuízo aos tecidos dentários e periodontais. É recomendável procurar um dentista para orientações de como melhorar a técnica de higiene bucal”.
Adultos e crianças
Outra dica importante é a diferença entre as escovas de dente para adultos e crianças. “Como estamos falando de bocas e dentes de tamanhos diferentes, as escovas devem ser específicas a cada caso. O adulto deve usar uma escova que seja proporcional às dimensões de seus dentes e boca, observando se a escova consegue alcançar os dentes de difícil acesso” disse. Além disso, a escova precisa ser macia o suficiente para não causar retração gengival e nem abrasão de esmalte.
“Já para as crianças, a partir da erupção dos primeiros decíduos, é utilizada a escova infantil, que possui cabeça anatômica e pequena e as cerdas ultramacias” contou. Para facilitar a aceitação da escovação, existem diversos modelos com personagens infantis estampados, coloridos e divertidos para as crianças em fase de dentição mista ou que já estejam com todos os dentes permanentes