*Colaborou Nilzete Franco, fotojornalista da Folha de Boa Vista
Em tempos de Coronavirus (Covid-19), a demanda pelos atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem sido grande. Porém muitas pessoas tem questionado como as equipes vêm atuando durante a pandemia.
Coordenadora geral da Central de Regulação das Urgências Médicas do SAMU (Crum/Samu/Sesau), Márcia Vera Lopes explicou que todas as equipes vem respeitando um protocolo interno de atendimento.
“O solicitante liga e faz a triagem, onde o médico realiza uma pequena entrevista para saber se a pessoa está com suspeita do Covid-19. Se ela entrar nos critérios de Coronavirus e for avaliada como paciente grave, a equipe da Bravo 5 (pertencente a central de regulação do Estado) vai até o local. Em casos não tão graves, é dada a orientação do paciente. A gente ressalta que a equipe vem atuando exclusivamente nesse serviço, 24 horas no atendimento desses casos”, destacou Márcia.
A Coordenadora geral ressaltou que a equipe trabalha com toda a vestimenta adequada para poder prestar o serviço de resgate a essas pessoas com suspeitas da doença.
“Nós já atendemos pacientes com suspeita e em situação grave, que foi o primeiro feito no estado. Nesses casos, a Bravo 5 vai ao local e de prontidão oferta uma máscara cirúrgica para o paciente e seguimos o protocolo de atendimento”, frisou.
Após a entrega do paciente na unidade hospitalar, a equipe retorna a base, faz a desinfecção da viatura e avalia quais equipamentos de proteção podem ser reutilizados.
“Toda essa precaução é para evitar uma contaminação e deixar o nosso ambiente de trabalho limpo para o atendimento”, finalizou Márcia.