Cotidiano

SAMU: Programação marca os seis anos de implantação na Capital

Além de orientações sobre os cuidados no trânsito, evento contará com exposição de equipamentos e veículos usados pelos socorristas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) preparou uma programação especial voltada ao público, para comemorar os seis anos de implantação na Capital. O evento acontece neste domingo, 8, a partir das 18h, na avenida Major Williams, em frente ao Bob’s.
Uma equipe de profissionais dará orientações sobre os principais cuidados no trânsito. Haverá ainda uma exposição de equipamentos e veículos usados pelas equipes socorristas.
“Queremos aproveitar esse momento para conversar com a população e sensibilizar sobre os cuidados no trânsito para diminuir os riscos de acidentes. Também vamos mostrar a evolução dos equipamentos do Samu”, explicou o superintendente de atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Luciano José Coutinho.
NÚMEROS- Em 2014, o Samu atendeu a 22.034 ocorrências no município. Segundo a Prefeirtura Municipal, Boa Vista conta com a assistência de três ambulâncias de suporte básico, duas motolâncias e uma ambulância de suporte avançado, conforme preconiza a portaria específica, além de equipe operacional formada por 6 médicos, 6 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem e 20 condutores socorristas.
IMPLANTAÇÃO- Foi implantado no Município de Boa Vista em 11 de fevereiro de 2009, como assistência padronizada a toda a comunidade boa-vistense, através do acionamento da Central de Regulação das Urgências, com discagem telefônica gratuita e de fácil acesso, a linha 192.
HISTÓRIA – O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1864/GM , de setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu 192, um serviço desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, ligado à Central Estadual de Regulação Médica do Estado de Roraima, sendo ambos vinculados ao Ministério da Saúde.