Cotidiano

Samu realizou mais de 2 mil atendimentos em Boa Vista

705 ocorrências foram somente de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 4.052 acionamentos no período de janeiro a junho deste ano, com um quantitativo de 2.067 atendimentos clínicos em Boa Vista. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, em alusão ao Dia do Socorrista celebrado no dia 11 de julho.

Segundo o levantamento, dos 2.067 atendimentos clínicos, 705 ocorrências foram somente de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Outro destaque fica por conta dos acidentes de trânsito com 1.041 acionamentos, demonstrando a variedade e amplitude de casos atendidos.

“Em meio à pandemia da covid-19, ainda vivenciada em todas as capitais brasileiras, os profissionais se tornaram fundamentais em mais essa batalha, bem como nas demais demandas emergenciais que ocorrem na capital”, informou a Prefeitura de Boa Vista.

EFETIVO – O efetivo do Samu Boa Vista atua com mais de 65 profissionais socorristas, todos com vínculo efetivo, algo particular no estado de Roraima. “Isso favorece a qualificação constante de todos os profissionais que agregam conhecimento ao longo da carreira profissional no serviço”, informou a Prefeitura.

“Somos uma grande equipe qualificada de socorristas, com mais de 65 profissionais composta por condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam com todo empenho e material médico-hospitalar adequado, dentro dos protocolos vigentes, o que favorece nossa missão em garantir o melhor atendimento pré-hospitalar do estado. Pois mesmo com a pandemia, não recuamos em nosso empenho em salvar vidas”, destaca o diretor geral do Samu-BV, Luciano Coutinho.

Vale destacar que o Samu Boa Vista possui um Núcleo de Educação em Urgência (NEU/SAMU/BV), responsável pela capacitação dos socorristas, bem como, promove cursos e treinamentos na área de urgência e emergência para os parceiros operacionais como, por exemplo, as Forças de Segurança, Exército e Corpo de Bombeiros.