Se a situação já estava preocupante com apenas duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Boa Vista, esta semana ficou pior. Segundo denúncias anônimas que chegaram à redação da Folha e confirmadas por servidores que estavam hoje na unidade do Caimbé à reportagem, que desde ontem apenas motocicletas estão funcionando.
As ambulâncias, de acordo com os denunciantes que não quiseram se identificar, estão todas quebradas, paradas e aguardando conserto. Uma delas, segundo a denúncia, aguarda há seis meses o conserto. Outra, falta apenas a troca de óleo. Para trabalhar ontem e hoje, o Samu está utilizando a ambulância cedida do Hospital Santo Antônio.
A indignação das pessoas que entraram em contato com o jornal Folha de Boa Vista é grande porque temem a qualquer momento necessitar do serviço e não ter o atendimento necessário para salvar suas vidas ou de seus familiares.
“Isso é um absurdo. A gente acaba sabendo porque estamos próximos da unidade e também quando precisamos de atendimento. Esse pessoal brinca com a saúde pública”, disse indignada uma leitora da Folha que denunciou a situação.
No início do mês de abril, a Folha publicou uma matéria denunciando que das oito viaturas disponíveis para atender o município de Boa Vista apenas duas ambulâncias estavam funcionando normalmente.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Boa Vista informou em nota que devido ao grande número de ocorrências, os veículos têm desgaste natural e precisam passar por manutenção. “A previsão dada pela empresa responsável pela manutenção é que na próxima semana o serviço seja concluído”.
A Prefeitura esclareceu ainda que “a utilização da ambulância do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) não causa nenhum prejuízo à demandas da unidade hospitalar, que possui outro veículo para suporte. A utilização da ambulância é uma precaução e dará suporte aos atendimentos na Capital durante o feriado prolongado”, finalizou a nota.