Cotidiano

Santo é homenageado com procissão fluvial

São Pedro é considerado o fundador da Igreja de Roma e intitulado o primeiro bispo da Igreja Católica

As celebrações da Igreja Católica em homenagem a São Pedro encerraram nesta segunda-feira, 29, data em que é celebrado o dia do padroeiro dos pescadores. Os devotos do santo iniciaram o dia com uma oração em devoção, queima de fogos e um café da manhã partilhado. No período da tarde, foi realizada a tradicional procissão fluvial no Rio Branco. São Paulo também foi lembrado na homenagem.

O padre da Paróquia de São Francisco, Paulo Mota, disse que durante esta semana foram realizadas uma feijoada e diversas missas, além de atendimento aos católicos por meio da penitência. A procissão em homenagem ao padroeiro foi realizada no Rio Branco, com saída no Porto Marina Meu Caso, no final da Avenida Santos Dumont, no bairro São Pedro, em balsas e barcos.

“Como já é tradição aqui na cidade, damos a volta até a ponte dos Macuxi e retornamos ao porto, para em seguida seguirmos para a comunidade”, explicou o padre. Depois da procissão, os fiéis participaram de uma missa na Igreja de São Pedro, localizada a poucos metros do porto de onde partiu a procissão fluvial. Também foi realizado um arraial. “Esse evento é uma forma de falar que os pescadores ainda estão aqui e que eles colaboram com a economia do município”, observou o padre.

A devota Marinete Medeiros participou da procissão para agradecer as graças alcançadas. “Faz pouco tempo que moro em Boa Vista e esta é a primeira vez que participo da procissão aqui. Todos os anos, tenho o costume de agradecer a São Pedro pelas bênçãos e pedir pela saúde e bem-estar de minha família”, disse a devota.

A aposentada Maria Aparecida Fernandes, de 74 anos, também participou da celebração. “É bom sempre participar das programações da igreja. Aproveito a oportunidade para agradecer as bênçãos alcançadas e renovar algumas promessas”.

SÃO PEDRO – Fundador da Igreja de Roma e intitulado o primeiro bispo, São Pedro, o apóstolo de Jesus e pescador do mar da Galileia, ganhou devotos no mundo inteiro. Considerado o protetor dos pescadores, o santo é homenageado no dia 29 de junho com procissões marítimas e fluviais em várias cidades do Brasil. Neste mesmo dia, também é celebrado o dia de São Paulo e o dia do pescador.